Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Com 20 anos de experiência no futebol de alto rendimento, Marina, ex-jogadora da seleção brasileira de futebol, salienta que, por trás do espetáculo apresentado nas mídias, com mensagens de motivação e superação, o esporte não é tão inclusivo assim. “É esta análise que devemos fazer: aqueles atletas que estão ali estão trazendo uma alta performance a partir dos seus limites”, explica. Para a profissional, é preciso analisar com cautela “a ideia romântica que a mídia passa para os telespectadores”. A realidade é muito mais dura do que as imagens espetaculosas que principalmente a televisão busca transmitir para a audiência. “Por trás existe um ser humano, a gente não pode nunca esquecer isso. Aquela pessoa treinou insistentemente para estar ali, durante meses, semanas e temporadas. Duas vezes ao dia, de duas a quatro horas”, pondera Marina. Atualmente, as crianças e os jovens vislumbram o sucesso profissional e a boa-vida financeira de poucos atletas que se destacam e estampam os meios de comunicação. Tudo parece ser muito mais fácil do que realmente é quando apenas as conquistas são mostradas.
ROSOLEN, N. Disponível em: www.uninter.com.
Acesso em: 10 maio 2024 (adaptado).
Nesse texto, a visão crítica de uma ex-atleta de futebol revela que
os meios de comunicação invisibilizam as dificuldades presentes no esporte.
o treinamento atlético de alto nível é desestimulante para os indivíduos.
o trabalho contínuo é desvalorizado no contexto esportivo profissional.
as ações de incentivo financeiro a jovens atletas são precárias.
as publicações da mídia esportiva rotulam atletas iniciantes.
A questão pede que o candidato identifique, no texto, a principal crítica feita por uma ex-jogadora da seleção brasileira de futebol. Nas falas da ex-atleta, identifica-se principalmente a ideia de que o que os telespectadores conhecem é apenas a rotina romantizada de atletas, ou seja, a ex-jogadora ressalta que os meios de comunicação mostram apenas uma parte da realidade, além de salientarem quem tem sucesso profissional e boa vida financeira, em detrimento da dura vida da maioria. A realidade que a mídia esconde, nesse sentido, seria de treinos intensos e de alta performance a partir dos limites. Portanto, a crítica evidenciada pela ex-atleta é de que os meios de comunicação não dão visibilidade para as dificuldades presentes nos esportes.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!