Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

No predomínio das mulheres pretas brasileiras nos Jogos Olímpicos de 2024, uma coisa chamou a atenção no pódio: elas valorizam a parte psicológica. As duas medalhistas de ouro, a judoca Beatriz Souza e a ginasta Rebeca Andrade, ressaltam, em várias entrevistas, a importância da saúde mental. Em uma dessas entrevistas, Rebeca sinaliza: “Acho que não é só sobre vencer a Simone, é sobre vencer a mim mesma. A minha briga está na minha cabeça, não está com outras pessoas. Para conseguir fazer as minhas apresentações, preciso controlar a minha cabeça, o meu corpo, e essa é a briga”. Na mesma linha, a skatista Rayssa Leal exalta a necessidade da terapia, e a Seleção Brasileira de Futebol de Mulheres tem o suporte psicológico como reforço no treinamento.
Disponível em: https://iclnoticias.com.br.
Acesso em: 18 set. 2024 (adaptado).
Nesse texto, as atletas brasileiras defendem o(a)
investimento na modernização de equipamentos.
subordinação do treinamento físico ao mental.
estímulo à competição entre adversárias.
aprimoramento da expressão corporal.
importância da saúde emocional.
Com base na leitura do texto, é possível identificar a defesa das atletas em relação ao psicológico: “Elas valorizam a parte psicológica”, “(...) ressaltam, em várias entrevistas, a importância da saúde mental”. Nesse sentido, a alternativa E é a correta, porque as atletas defendem a importância da saúde emocional. Não há nada no texto que mostre a defesa do investimento na modernização de equipamentos (letra A), ou o estímulo à competição entre adversárias (letra C), ou o aprimoramento da expressão corporal (letra D). A alternativa B poderia confundir o participante porque indica que há uma defesa da “subordinação do treinamento físico ao mental”, ou seja, o treinamento mental deve estar à frente do físico; no entanto, uma fala da atleta Rebeca Andrade no texto mostra que corpo e mente são preocupações análogas: “Para conseguir fazer minhas apresentações, preciso controlar minha cabeça, o meu corpo, e essa é a briga.”.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!