Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Um nome para o que sou, importa muito pouco. Importa o que eu gostaria de ser. O que eu gostaria de ser era uma lutadora. Quero dizer, uma pessoa que luta pelo bem dos outros. Isso desde pequena eu quis. Por que foi o destino me levando a escrever o que já escrevi, em vez de também desenvolver em mim a qualidade de lutadora que eu tinha? Em pequena, minha família por brincadeira chamava-me de “a protetora os animais”. Porque bastava acusarem uma pessoa para eu imediatamente defendê-la. E eu sentia o drama social com tanta intensidade que vivia de coração perplexo diante das grandes injustiças a que são submetidas as chamadas classes menos privilegiadas.
LISPECTOR, C. Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2013.
A reflexão contida no texto faz referência aos pressupostos de uma doutrina ética representada pelo
estado eudaimônico.
referencial hedonista.
pensamento altruísta.
movimento antiespecista.
comportamento pragmático.
O texto de Clarice Lispector remete a lembranças de sua juventude, especialmente na construção empática aos demais seres humanos, reconhecendo nestes dor, sofrimento e a necessidade de cuidados e proteção. Desta forma, a doutrina ética que melhor se enquadra na descrição do texto é o pensamento altruísta, afastando-se de uma postura egoísta.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!