Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

TEXTO I

CARLEVARIS, L. La piazetta (detalhe). Óleo sobre tela, 49 x 41 cm. Ashmolean Museum, Oxford, 1729.
Disponível em: www.meinsterart.de. Acesso em: 13 dez. 2017.
TEXTO II
Antigo centro da economia mundo-europeia do século XV, no final do século XVII e início do século XVIII, Veneza ainda era uma cidade cosmopolita onde orientais podiam sentir-se em casa.
BRAUDEL, F. O tempo do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 1979 (adaptado).
Qual elemento da condição cosmopolita de Veneza na Idade Moderna está explicitado nos textos?
Avanço do ensino laico.
Conquista das terras da América.
Integração do comércio mediterrâneo.
Popularização do pensamento humanista.
Desenvolvimento das corporações de ofício.
Nesta questão, tanto a imagem quanto o texto corroboram a ideia de que o Mar Mediterrâneo deve ser visto como um espaço de integração entre as regiões ocidentais e orientais. Entre os elementos da imagem que evidenciam essa integração, destacam-se as vestimentas dos personagens à esquerda, em contraste com as figuras à direita, sentadas e com trajes mais ocidentalizados. Além disso, o texto de Fernand Braudel reforça essa perspectiva ao apontar que o cosmopolitismo de Veneza se manifesta na sensação de aconchego e na identificação entre povos do Ocidente e do Oriente em seu ambiente urbano: um antigo centro comercial que recebia pessoas de todas as partes do mundo e se consolidava como uma cidade acolhedora de diversas culturas.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!