Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Cidade sustentável é o assentamento humano constituído por uma sociedade com consciência de seu papel de agente transformador dos espaços e cuja relação não se dá pela razão natureza-objeto, e sim por uma ação sinérgica entre prudência ecológica, eficiência energética e equidade socioespacial.
ROMEIRO, M. Frentes do urbano para a construção de indicadores de sustentabilidade intraurbana. Paranoá, n. 4, nov. 2007.
Uma medida pública que contradiz o modelo de cidade exposto no texto é a
coleta seletiva de lixo.
reutilização das águas pluviais.
canalização dos cursos hídricos.
arborização das avenidas centrais.
educação ambiental da comunidade.
O texto apresenta o conceito de cidade sustentável como um espaço urbano construído por uma sociedade consciente de seu papel transformador, que busca equilibrar a relação entre as construções humanas e a natureza. Para isso, são fundamentais atitudes baseadas na prudência ecológica, na eficiência energética e na equidade socioespacial. Assim, políticas públicas que promovam o uso racional dos recursos, como a coleta seletiva, o reaproveitamento de águas pluviais, a arborização urbana e a educação ambiental, estão de acordo com esse modelo de cidade, pois fortalecem a convivência equilibrada entre pessoas e meio ambiente, por outro lado, a canalização dos cursos hídricos representa uma intervenção que vai contra os princípios de sustentabilidade indicados no texto. Essa prática modifica ecossistemas naturais, podendo causar degradação ambiental e aumentar o risco de enchentes, o que rompe a integração entre o ambiente natural e o urbano.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!