Questão 8 - Unicamp - R e Y - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 8

Objetiva
8

A imagem e o texto a seguir têm como tema comum as práticas esportivas e a construção da masculinidade entre os atenienses no Período Clássico (séculos V e IV a.C.).

Esporte apreciado entre os helenos, o lançamento de disco exigia do atleta uma disciplina técnica, evidenciada pela harmonia dos movimentos corporais. No centro da imagem, há um jovem se preparando para o lançar o disco. A ausência da barba do personagem permite afirmar que ele está sendo preparado para o exercício da cidadania plena. A presença dos dois halteres e do enxadão indica que a cena ocorre em uma palestra: campo de exercício cercado de edifícios com funções diversas. Na imagem original, contamos com uma inscrição que diz "Kléomelos é belo".

(Texto e imagem adaptados de LESSA, F. de S. Corpo, Esporte e Masculinidade em Atenas. PHOÎNIX, Rio de Janeiro. v. 10: p. 111-132, 2004.)

A partir da imagem e do texto, assinale a alternativa correta sobre a interpretação da imagem.

Alternativas

  1. A

    Um atleta do lançamento de discos, esporte olímpico, ligado ao trabalho manual das camadas subalternas.

  2. B

    Distinção de classe social, já que se representa um ideário de beleza própria ao atleta bem-nascido. 

  3. C

    Um cidadão ateniense maduro e despido, em pose comum aos lançadores de disco já vitoriosos. 

  4. D

    Elementos gráficos que representam a percepção social e esportiva do ápice da masculinidade.

Gabarito:
    D

A questão trata da relação entre corpo, esporte e masculinidade na Grécia Antiga. A imagem representa um atleta em preparação na palestra, espaço dedicado ao treinamento físico e à educação de jovens. Como menciona o texto, o esporte era, além de apreciado pelos helenos, um elemento essencial da preparação para o exercício da cidadania plena. Nesse sentido, a imagem apresenta elementos que representam o ideal grego de masculinidade, articulando múltiplas dimensões: física (corpo atlético), estética (kalokagathia - belo e bom, ou seja, a união da beleza corporal com a virtude cívica), pedagógica (formação para cidadania), política (preparação para defender a pólis) e erótica (admiração no contexto da pederastia educativa). Nota-se, a partir da imagem, como atenienses percebiam socialmente a masculinidade exemplar: jovem aristocrático em formação através do esporte, unindo beleza corporal, disciplina técnica e virtude cívica.

A alternativa D é a mais completa por sua abrangência conceitual, contudo, ela é passível de questionamento: o termo "ápice" pode ser impreciso, visto que o atleta está em preparação (palestra).

Quanto à alternativa B, embora o texto-fonte de Lessa (2004) enfatize que o acesso a determinadas modalidades esportivas variava conforme condições materiais e que certas práticas estavam associadas aos grupos aristocráticos, ela torna a questão problemática. Embora a prática atlética fosse um marcador de distinção social ligado às elites, a formulação incorre em anacronismo ao usar o conceito de "classe social". As hierarquias atenienses se baseavam no status de cidadania, honra (timé) e riqueza, não no modelo marxista dicotômico de classes baseado em relações de produção. Além disso, a imagem, por si só, não permite aferir a "classe" do indivíduo, mas sim o ideal de beleza e excelência (aretē). A inscrição "Kléomelos é belo" (kalós) expressa ideal estético aristocrático, mas a representação iconográfica opera no registro da idealização cultural, não da documentação sociológica de estratificação. Assim, B reduz a complexidade da imagem a marcador de classe, ignorando sua função como representação do ideal de masculinidade que, embora historicamente associado à aristocracia, transcende a mera distinção econômica para articular valores cívicos, estéticos e pedagógicos.

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