Questão 15 - Unicamp - R e Y - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 15

Objetiva
15

A rua é nóix! Sempre com letra minúscula, porque não é o Nós da totalidade, uma vez que não sabemos exatamente quem ou quantos somos, quem faz parte ou não, quem está dentro ou fora. Mas, se pegar para um, vai pegar pra geral. O nóix é sempre mais que um. Mesmo sozinho, na missão, existe algo para além da presença física do eu e do outro. Assumindo nossas ancestralidades, convivemos com os espíritos daqueles que já se foram. O nóix opera pela lógica dos bondes de galera, do lado A ou lado B. Quem é amigo fecha com a gente, quem é alemão rala. Porque o fechamento é o fundamento ético das ruas. Recebe-se quem chega de boa, na paz, mas, se vacila, vai. Com i e x, o nóix demarca um sotaque, um registro local, um lugar, o Pretuguês de Lélia Gonzalez. Desobedecendo à instituída norma culta, o nóix – escrito ou falado – revela sua potência operando à margem da obediência à linguagem fonética dominante. O nóix é a potência da contaminação diferencial das diversidades de um povo em tempos e espaços múltiplos, que se repete numa atmosfera espectral que ultrapassa a lógica temporal predominante.

(Adaptado de MORAES, M. J. D. A rua é nóix, Revista Cult, ed. 271, 1 jul. de 2021.)

Sobre a diferença que o texto estabelece entre Nós e nóix, podemos afirmar que está relacionada a uma distinção

Alternativas

  1. A

    sociocultural, pois esses termos se referem a grupos demarcados distintamente: enquanto Nós é bem delimitado, nóix diz respeito a uma coletividade difusa, mas marcada por compartilhar vivências específicas.

  2. B

    gramatical, pois esses termos não pertencem à mesma classe de palavras: enquanto Nós é um pronome típico da norma culta, nóix é um substantivo popular que serve à expressão da diversidade.

  3. C

    histórica, pois esses termos caracterizam os indivíduos em função do seu passado: enquanto Nós abrange aqueles sem ancestralidade, nóix reúne os que assumem os ancestrais como parte de sua história.

  4. D

    política, pois esses termos revelam uma polarização na forma de se relacionar com o poder: enquanto Nós simboliza o apoio à opressão social, nóix caracteriza uma rejeição aos poderes instituídos.

Gabarito:
    A

A questão envolve a compreensão da justificativa do uso do termo “nóix”, em detrimento do “Nós” – forma indicada pela norma gramatical. Segundo o texto reproduzido na questão, o emprego do “nóix” é indicativo de um grupo específico de indivíduos: “Mesmo sozinho, na missão, existe algo para além da presença física do eu e do outro. Assumindo nossas ancestralidades, convivemos com os espíritos daqueles que já se foram”. Entendido dessa forma, esse termo faz referência àquelas pessoas que não só se mostram conscientes de sua ancestralidade, de suas origens, mas também de pessoas inseridas em grupos específicos, caracterizando uma diferença sociocultural com relação a “nós”.

15

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!