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O desafio de ensinar como as reações químicas acontecem está no fato de que elas geralmente ocorrem por meio de sinais detectáveis pelos nossos sentidos, enquanto que sua explicação geralmente ocorre em um nível invisível ou abstrato. Johnstone, pesquisador escocês em educação científica, propôs que, para se entender um fenômeno do ponto de vista químico, qualquer pessoa precisa ser capaz de pensá-lo em três domínios distintos: o macroscópico, o submicroscópico e o simbólico. A seguir, a figura mostra o triângulo de Johnstone que correlaciona os três domínios, identificados como (1), (2) e (3). Já as ilustrações apresentam os domínios de forma aleatória.

(Adaptado de https://edu.rsc.org/feature/develop-deeper-understanding-with-models/30105 19.article. Acesso em 09/10/2025.)

Com base nas informações do enunciado, da figura e das ilustrações, é correto afirmar que os domínios (1), (2) e (3) do triângulo de Johnstone são representados respectivamente pelas ilustrações
(F), (H) e (G), enquanto a ilustração (C) apresenta uma combinação dos domínios simbólico e submicroscópico.
(G), (D) e (A), enquanto a ilustração (E) apresenta uma combinação dos domínios simbólico e submicroscópico.
(B), (A) e (H), enquanto a ilustração (E) apresenta uma combinação dos domínios simbólico e submicroscópico.
(D), (G) e (H), enquanto a ilustração (C) apresenta uma combinação dos domínios simbólico e submicroscópico.
A) Balões inflando sobre frascos — observação direta de um fenômeno → macroscópico.
B) Moléculas e fórmulas interagindo → simbólico.
C) Gráfico de energia + colisão de moléculas → simbólico + submicroscópico.
D) Incêndio em um tanque — observação sensorial → macroscópico.
E) Equação balanceada → simbólico.
F) Rede cristalina (átomos organizados) → submicroscópico.
G) Moléculas tridimensionais colidindo → submicroscópico.
H) Equação química → simbólico.
Relação com os domínios do triângulo de Johnstone:
(1) Macroscópico → observável → ilustração (D)
(2) Submicroscópico → partículas → ilustração (G)
(3) Simbólico → equações → ilustração (H)
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