Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A bactéria Citrobacter rodentium é um patógeno que causa aumento da profundidade das glândulas intestinais em camundongos devido à inflamação do cólon. Em um experimento, camundongos livres de germes tiveram seus intestinos colonizados pela microbiota de três populações humanas geograficamente distintas: Estados Unidos (EUA), Ilhas Fiji (FIJI) ou Guatemala (GUAT). Com a colonização bem-sucedida, dois grupos foram estudados: controle (apenas microbiota) e infectado (microbiota e C. rodentium). Após 14 dias, a profundidade das glândulas intestinais desses animais foi avaliada, conforme figura a seguir:

(Adaptado de PORRAS, A. e colaboradores. Cell Reports, Cambridge, v. 36, p. 109457, jul. 2021.)
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que as diferenças geográficas na composição da microbiota intestinal podem
impactar a sensibilidade às infecções entéricas, sendo as populações dos EUA e de FIJI as mais suscetíveis.
auxiliar a digestão no trato gastrointestinal, sendo a população da GUAT a mais beneficiada.
impactar a sensibilidade às infecções entéricas, sendo a população da GUAT a mais suscetível.
auxiliar a digestão no trato gastrointestinal, sendo as populações dos EUA e de FIJI as mais beneficiadas.
As populações que apresentaram o maior aumento na profundidade da glândula intestinal após a infecção por C. rodentium (EUA e FIJI) são as que demonstram maior sensibilidade/suscetibilidade à infecção e inflamação. A população da GUAT teve uma resposta inflamatória mínima (menor aumento da profundidade), indicando menor suscetibilidade.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!