Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Os dados da alfândega de Buenos Aires fixam em 18.100 o número de africanos oficialmente importados no porto entre 1597 e 1645. Durante alguns anos, a zona platense esteve aberta ao contrato de fornecimento de pessoas escravizadas (Asiento), com os navios negreiros saindo diretamente de Luanda para Buenos Aires. Nos anos de proibição, o contrabando ocorria por meio do Rio de Janeiro. Barcos ligavam os dois portos. No retorno, traziam prata lavrada e por lavrar e ouro, não só para o Rio de Janeiro, mas também para a Bahia e o Recife. Em torno das trocas de africanos pela prata do Peru (Potosí), esses interesses foram consolidados no Rio de Janeiro. Desse episódio resultou uma tradição religiosa conhecida: o culto a Nossa Senhora de Copacabana no Rio de Janeiro, oriundo do Baixo Peru em 1637. Nos anos seguintes, uma capela dedicada à santa foi erigida na praia que recebeu o seu nome.
(Adaptado de ALENCASTRO, L. F. O Trato dos Viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 110.)
Com base no excerto, assinale a alternativa correta.
A extração de prata em Buenos Aires conectou o Brasil ao comércio internacional de metais que passava por Copacabana.
O tráfico de pedras preciosas de Buenos Aires complementava o fornecimento de mão de obra trazida de Luanda para o Porto de Copacabana.
Copacabana remete ao passado em que as Américas portuguesa e espanhola se conectavam por redes comerciais e culturais.
Copacabana preserva a memória do desembarque de escravizados que, dali, eram levados para Buenos Aires e Peru.
A proposta da questão envolve um conhecimento amplo sobre as relações entre as regiões coloniais ibéricas. O tráfico de escravizados tratado por Alencastro propõe um ambiente de vínculos profundos entre os colonos e revela que, mesmo com o contrabando de escravizados sendo proibido na América hispânica, a formação de uma cultura latina conectada forja uma nova realidade americana. Por fim, pode-se compreender que a construção da capela de Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, inspira-se na Santa do Baixo Peru, comprovando o intercâmbio cultural entre os povos ibéricos na América.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!