Questão 66 - Unicamp - R e Y - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 66

Objetiva
66

“O ato de comer é construído culturalmente, e mediado por práticas, crenças, comportamentos, tabus, que formam os hábitos alimentares, que, por sua vez, relacionam-se a aspectos culturais, socioeconômicos e psicológicos que envolvem o ambiente alimentar de cada indivíduo. Os hábitos alimentares são dinâmicos e sensíveis às mudanças que ocorrem nas sociedades, fundamentalmente, nos sistemas alimentares. Com o sistema alimentar que predomina hoje, a humanidade vem substituindo a comida que carrega significados culturais e tradições ancestrais por produtos alimentares ultraprocessados globalizados, que viajam quilômetros até chegar ao prato, causando a homogeneização dos hábitos alimentares de forma global. O problema é que os ultraprocessados têm acarretado sérios problemas à saúde da população [...]”.

(Disponível em https://obha.fiocruz.br/?p=1413. Acesso em 06/08/25.)

A partir do texto, é correto afirmar que a produção e o consumo de alimentos no mundo contemporâneo possuem

Alternativas

  1. A

    menor vínculo com o lugar, visto que a indústria de processamento de alimentos e a produção agropecuária estão cada vez mais especializadas. Assim, produtos circulam com maior velocidade e eficiência entre a área de produção e o mercado consumidor, reduzindo o acesso da população a alimentos in natura e à diversidade produtiva regional.

  2. B

    maior interdependência com o lugar, visto que a indústria de processamento precisa manter a proximidade com as áreas da produção agropecuária, aproveitando a modernização do sistema de circulação para atingir o mercado consumidor mais distante. Isso fortalece o acesso da população a produtos da agricultura familiar e à diversidade produtiva regional.

  3. C

    maior conexão com o lugar, visto que a indústria de processamento de alimentos pode estar distante da área de produção agropecuária. O sistema de circulação permite interligar, com menor custo, a área de produção ao mercado consumidor, restringindo o acesso da população à produção da pequena indústria local e à diversidade alimentar regional.

  4. D

    menor correlação com o lugar, visto que a indústria de processamento e a produção agropecuária possuem pouca vinculação entre si, tornando-se independentes, mas com estreitamento promovido pelo sistema de circulação entre a área de produção e o mercado consumidor. Isso favorece o acesso da população aos alimentos da culinária local e à diversidade alimentar regional.

Gabarito:
    A

De acordo com o texto, a produção atual de alimentos está associada à lógica da globalização alimentar, caracterizada pela padronização da produção e pela ampla circulação de mercadorias, que percorrem grandes distâncias entre áreas de produção e áreas de consumo. Nesse sentido, a alternativa A indica esse menor vínculo com o lugar, uma vez que a circulação globalizada, associada a uma produção padronizada e com especialização produtiva, contribui para o deslocamento da produção, gerando a redução do acesso e do consumo de alimentos in natura associados à diversidade regional. É importante pontuar que tais alimentos padronizados fazem uso de técnicas modernas, o que inclui amplo consumo de OGMs e agrotóxicos, o que afeta a saúde da população. 

66

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!