Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Em alguns animais como cabras e ovelhas, o hipotálamo tem a função de regular a reprodução. Para garantirem que terão suas crias na primavera, as fêmeas desses animais só entram no cio e estão propícias para a reprodução durante o outono. E como isso acontece? À medida que a quantidade de luz de cada dia é menor, dia após dia, os neurônios hipotalâmicos identificam essa informação e sinalizam para o sistema hormonal que produza os hormônios necessários para que as fêmeas ovulem e se tornem receptivas aos machos. Isso garante que a reprodução ocorra na época certa.
(Carla Tieppo. Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender neurociência, 2021. Adaptado.)
a) Cite o principal hormônio que estimula a ovulação das fêmeas dos animais citados no texto. Qual glândula desses animais libera esse hormônio?
b) Explique como o hipotálamo atua durante o parto para que seja possível o nascimento de filhotes dos animais citados no excerto.
a) O LH (hormônio luteinizante), liberado pela adenoipófise, estimula a ovulação das fêmeas dos animais citados no texto.
b) O hipotálamo produz o hormônio ocitocina, que gera contração da musculatura uterina para o parto. Esse hormônio responde a uma via de feedback positivo, explicando o aumento de intensidade e da velocidade das contrações durante o trabalho de parto.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!