Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Leia o texto para responder às questões 09 e 10.
O Brasil iniciou em 2025 o desenvolvimento de microrreatores nucleares a partir de uma pesquisa realizada por diversas universidades, empresas e institutos de pesquisa em vários estados. Trata-se de um reator de pequeno porte no qual ocorrerá a fissão nuclear, ou seja, o processo de divisão do núcleo de átomos de urânio causada por uma reação em cadeia de nêutrons. Para controlar a reação, é preciso baixar a energia dos nêutrons utilizando moderadores, como a grafita, que é um alótropo do carbono, ou o óxido de berílio (BeO).
(https://revistapesquisa.fapesp.br, julho de 2025. Adaptado.)
O urânio natural é uma mistura de três isótopos radioativos, apresentados na tabela:

O urânio usado em reatores deve ter 5% do isótopo . Para isso, o urânio natural precisa passar por um enriquecimento isotópico, processo que consiste em aumentar o teor do isótopo por meio de métodos como a difusão gasosa ou ultracentrifugação.
O material de partida para a produção do elemento combustível é o , óxido obtido a partir do minério de urânio. Esse óxido de urânio é transformado em , de acordo com as reações representadas nas equações termoquímicas 1 e 2:
O é transformado em gasoso, como mostra a equação 3. O será empregado no processo de enriquecimento isotópico.
A reação do gasoso com vapor de água () resulta no composto sólido e no HF gasoso. Esse composto sólido de urânio é posteriormente convertido no material usado como combustível no reator nuclear.
a) Escreva a equação balanceada da reação do com a água.
b) Calcule a entalpia da reação global da obtenção do a partir do .
a)
b) Aplicando a lei de Hess, multiplica-se por 3 as equações 2 e 3:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!