Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Um recipiente cilíndrico de altura 0,8 m e com área da base medindo está inicialmente cheio de água. No fundo desse recipiente, há uma torneira inicialmente fechada que, quando aberta, faz com que a água escoe lentamente com uma vazão constante de . No instante , um diapasão é colocado para vibrar com frequência f próximo à superfície da água e, simultaneamente, a torneira é aberta. No instante t = 30 s nota-se que a coluna de ar dentro do recipiente entra, pela primeira vez, em ressonância com o som emitido pelo diapasão, produzindo ondas sonoras com a frequência do modo fundamental de vibração (primeiro harmônico), como mostra a figura.

a) Calcule o volume de água, em , que deve escoar pela torneira para que a pressão exercida apenas pela água no fundo desse recipiente cilíndrico seja reduzida à metade do valor inicial.
b) Considerando a velocidade do som no ar dentro desse recipiente cilíndrico igual a 340 m/s, calcule a frequência, em Hz, do som emitido pelo diapasão.
a) Com base na equação de Stevin, a pressão hidrostática é dada por: .
Para que a pressão exercida apenas pela coluna de água caia pela metade, a altura da coluna deverá ser reduzida à metade, ou seja:
Logo, o volume que escoa por ser obtido por:
b) No intervalo de 30 s, o volume de líquido que escoa é:
A altura da coluna de líquido que desce é a mesma altura da coluna de ar que se forma. Logo, tem-se:
Como nessa coluna de ar, forma-se o harmônico fundamental do tubo fechado, tem-se:
Aplicando-se esse resultado na equação fundamental das ondas:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!