Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Os morcegos insetívoros que vivem em matas próximas a lavouras ajudam a controlar pragas da agricultura, além de abocanhar pernilongos e mosquitos transmissores de doenças como a dengue. “Após um longo dia no esconderijo sem comer, morcegos pequenos, que pesam 10 gramas, são capazes de devorar uma quantidade de insetos equivalente ao seu próprio peso em uma única noite de caçada”, diz o biólogo Paulo Bobrowiec, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).
(https://revistapesquisa.fapesp.br)
a) Além das glândulas mamárias, cite outras duas características que permitem classificar os morcegos como mamíferos.
b) Os morcegos estão sujeitos ao acúmulo de substâncias tóxicas em seus tecidos devido à contaminação dos organismos consumidos por esses animais. Como é denominado o fenômeno de acúmulo dessas substâncias tóxicas nos tecidos do morcego? Por que esse acúmulo é maior em animais considerados topo nas cadeias alimentares?
a) Os morcegos, como os demais mamíferos eutérios, apresentam placenta, pelos, hemácias anucleadas, glândulas sudoríparas e músculo diafragma.
b) O fenômeno chama-se magnificação trófica. Organismos de níveis tróficos mais altos acumulam concentrações maiores de substâncias tóxicas não biodegradáveis porque consomem muitos organismos que já acumularam o composto em seus tecidos.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!