Questão 9 - 2ª Fase - Dia 4 - ITA 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 9

Objetiva
9

Leia o texto a seguir para responder às questões 7, 8 e 9.

     Abaixo, leia um trecho do romance Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, cujo enredo acontece em uma sociedade distópica, em que livros são proibidos, e os bombeiros têm por função queimar os livros encontrados. O excerto é um diálogo entre os bombeiros Montag, personagem principal da narrativa, e seu chefe Beatty. Na cena, também está presente a esposa de Montag, Mildred. [...]

     "— Imagine o quadro. O homem do século dezenove com seus cavalos, cachorros, carroças, câmera lenta, Depois, no século vinte, acelere sua câmera. Livros abreviados. Condensações, Resumos, Tabloide. Clássicos reduzidos para se adaptarem a programas de rádio de quinze minutos, depois reduzidos novamente para uma coluna de livro de dois minutos de leitura, e, por fim, encerrando-se num dicionário, num verbete de dez a doze linhas. Estou exagerando, é claro. Os dicionários serviam apenas de referência. Mas, para muitos o Hamlet, certamente você conhece o título. Montag; provavelmente a senhora ouviu apenas uma vaga menção ao título, senhora Montag. O Hamlet não passava de um resumo de uma página num livro que proclamava: "Agora você finalmente pode ler todos os clássicos: faça como seus vizinhos!". Está vendo? Do berço até a faculdade e de volta para o berço, este foi o padrão intelectual nos últimos cinco séculos ou mais.

     Mildred se levantou e começou a andar pelo quarto, apanhando coisas e arrumando-as. Beatty a ignorou e continuou:

     — Acelere o filme; Montag, rápido. Clique, Fotografe, Olhe, Observe, Filme, Aqui, Ali, Depressa, Passe, Suba, Desça, Entre, Saia, Por quê, Como, Quem, O quê?, Onde, Hein?, Ui! Bum! Tchan! Póim, Pim, Pam, Pum! Resumos de resumos, resumos de resumos de resumos. Política? Uma coluna, duas frases, uma manchete! Depois, no ar, tudo se dissolve! A mente humana entra em turbilhão sob as mãos dos editores, exploradores, locutores de rádio, tão depressa que a centrífuga joga fora todo pensamento desnecessário, desperdiçador de tempo!

    — A escolaridade é abreviada, disciplina relaxada, as filosofias, as histórias e as línguas são abolidas, gramática e ortografia pouco a pouco negligenciadas e, por fim, quase totalmente ignoradas. A vida é imediata, o emprego é que conta, o prazer está em toda parte depois do trabalho. Por que aprender alguma coisa além de apertar botões acionar interruptores, ajustar parafusos e porcas? [...]"

Fonte: BRADBURY, R. Fahrenheit 451. Trad. Cid Knipel, São Paulo: Globo, 2012, p. 77-78.

" – A escolaridade é abreviada, disciplina relaxada, as filosofias, as histórias e as línguas são abolidas, gramática e ortografia pouco a pouco negligenciadas e, por fim, quase totalmente ignoradas”. Acerca dos recursos linguísticos utilizados no trecho e dos seus efeitos de sentido, é CORRETO afirmar que predominam estruturas na voz

Alternativas

  1. A

    ativa, com sujeito indeterminado a fim de impessoalizar o responsável pela ação, parte da crítica presente no trecho.

  2. B

    ativa, com a omissão do agente da passiva para impessoalizar o agente da ação; desse modo, sabe-se quais as ações tomadas, mas não por quem.

  3. C

    passiva sintética, com a omissão da partícula “se”, o que confere ao texto um grau de parcialidade que permite não atribuir responsabilidade pelas ações.

  4. D

    passiva analítica, com a omissão do sujeito, o que confere ao texto um grau de parcialidade em virtude de que não se sabe quem é responsável pela ação.

  5. E

    passiva analítica, com a omissão do agente da passiva, o que confere ao texto a noção de que não há um único responsável visível pelas ações descritas.

Gabarito:
    E

No trecho apresentado no enunciado, há orações construídas na voz passiva analítica, em que o sujeito classifica-se como paciente por sofrer a ação expressa pela locução verbal construída por meio do verbo auxiliar “ser” somado ao verbo principal no particípio: “a escolaridade é abreviada”; “as histórias e as línguas são abolidas”; “gramática e ortografia (são) negligenciadas e, por fim, quase totalmente (são) ignoradas.” Nessas orações, não aparece o agente da passiva, ou seja, aquele que faz a ação de “abreviar”, “abolir”, “negligenciar” e “ignorar”. A ausência do agente da passiva confere  impessoalidade às orações, ou seja, como afirma a alternativa E, não querendo apontar “um único responsável visível pelas ações descritas”.

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