Questão 12 - 2ª Fase - Dia 4 - ITA 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 12

Objetiva
12

Texto para a questão 12.

    “O naturalismo surge com a proposta de conduzir a literatura por outros rumos, diferentes daqueles assumidos pelo romantismo, principalmente no que diz respeito ao sentimentalismo exacerbado que marca a produção literária deste período, mas, como afirma Machado de Assis (1839-1908), “sair de um excesso para cair em outro, não é regenerar nada; é trocar o agente da corrupção”. [...]

     Para  exemplificar  esta relação entre  romantismo  e  naturalismo, pode-se citar a passagem do romance O Bom-Crioulo em que Amaro é chicoteado inúmeras vezes sem qualquer gemido de dor e, somente após cento e cinquenta chibatadas, pode-se ver um fio de sangue a escorrer em suas costas, o que conota a força e a resistência que o personagem tem, que de tão animalizadas atingem paradoxalmente os patamares elevados da virilidade de um herói [...].”

Fonte: SILVA, Paulo Ricardo Moura da. Naturalismo brasileiro: as tensões e contradições em relação ao projeto da objetividade. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 15, p. 276–293, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i15. Disponível em https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/8897 

Sobre o texto e as escolas literárias a que ele faz referência, avalie as seguintes assertivas. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. O romantismo apresenta um olhar idealizado para as origens brasileiras, o que justificaria um olhar de heroísmo para o negro.
II. O naturalismo apresenta um olhar pautado no cientificismo, que animaliza tanto o ser humano quanto as relações humanas.
III. O texto estabelece uma relação entre naturalismo e romantismo, uma vez que o naturalismo, ao exagerar na descrição naturalista, aproxima-se da idealização romântica.
IV. O texto estabelece uma relação entre naturalismo e romantismo apenas se houver uma idealização exagerada do protagonista da narrativa, pautada em descrição minuciosa.

Alternativas

  1. A

    Apenas I e II estão corretas.

  2. B

    Apenas I e III estão corretas.

  3. C

    Apenas I e IV estão corretas.

  4. D

    Apenas II e III estão corretas.

  5. E

    Apenas II e IV estão corretas.

Gabarito:
    D

A assertiva I está incorreta. O Romantismo volta às origens brasileiras idealizando o indígena e fazendo dele um herói, e não o negro.

A assertiva II está correta. O Naturalismo tem simpatia com o zoomorfismo.

A assertiva III está correta. O autor do texto afirma que o Naturalismo pode chegar a exagerar na apresentação animalizada de seu personagem, a ponto de o afastar da realidade, que é o que acontecia com o Romantismo.

A assertiva IV está incorreta. Pode haver exagero na apresentação do personagem de uma obra naturalista não apenas na descrição, mas também nas suas atitudes. Uma descrição minuciosa não implica idealização exagerada. O que faz essa assertiva errar é o advérbio “apenas”, com tendência exclusiva.

12

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!