Questão 11 - 2ª Fase - Dia 4 - ITA 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 11

Objetiva
11

Leia o texto a seguir para responder às questões 10 e 11.

     “[...] Na sociedade da informação, simplesmente não temos tempo para ação racional. A coação da comunicação acelerada nos priva da racionalidade. [...] A racionalidade discursiva é ameaçada, hoje, também pela comunicação afetiva. A gente se deixa afetar demais por informações que se seguem apressadas umas às outras. Afetos são mais rápidos do que racionalidade. Em uma comunicação afetiva, não prevalecem os melhores argumentos, mas as informações com maior potencial de estimular. Desse modo, fake news, notícias falsas, geram mais atenção do que fatos. Um único tuíte que contenha fake news ou fragmentos de informações descontextualizadas é possivelmente mais efetivo do que um argumento fundamentado.

     [...]

   Memes são vírus mediais que se propagam, se reproduzem e também se mutam extremamente rápido na rede. [...] A comunicação baseada em memes como contaminação viral dificulta o discurso racional ao mobilizar mais do que nada, afetos. A guerra de memes indica que a comunicação digital privilegia cada vez mais o visual perante o textual. Imagens são, justamente, mais rápidas que os textos. Nem o discurso nem a verdade são virais.

     [...]

Fonte: HAN, Byung-Chul. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022, p. 36 e 45.

Assinale a alternativa cujo sintagma grifado exerce a mesma função sintática que a oração sublinhada em “A guerra de memes indica que a comunicação digital privilegia cada vez mais o visual perante o textual”.

Alternativas

  1. A

    “Em uma comunicação afetiva, não prevalecem os melhores argumentos, [...]”.

  2. B

    “A gente se deixa afetar por informações que se seguem umas às outras”.

  3. C

    “Memes são vírus mediais [...]”.

  4. D

    “A coação da comunicação acelerada nos priva da racionalidade”.

  5. E

    “...não temos tempo para a ação racional”.

Gabarito:
    D

A oração subordinada substantiva destacada no enunciado exerce a função de objeto direto do verbo “indicar” presente na oração principal. A única alternativa em que o elemento destacado exerce a mesma função é a letra D, pois o pronome oblíquo “nos” funciona como objeto direto do verbo “privar”, o qual se classifica como bitransitivo: quem priva, priva alguém de alguma coisa. Portanto, o pronome oblíquo exerce a função de objeto direto, e a expressão “da racionalidade”, a função de objeto indireto. Na alternativa A, a expressão em negrito exerce a função de sujeito posposto; na B, a oração subordinada adjetiva restritiva exerce a função de adjunto adnominal; na C, a expressão exerce a função de predicativo do sujeito; na E, a expressão, por ser iniciada pela preposição “para”, exerce a função de adjunto adverbial de finalidade.

11

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!