Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Uma fonte sonora é lançada do ponto 1 indicado na figura e segue uma trajetória balística parabólica emitindo um tom de frequência constante . Sejam a as frequências percebidas pelo observador “o” quando a fonte passa pelos pontos de 1 a 5, respectivamente, indicados na figura.
Observações:
os pontos 1 e 5 estão no mesmo plano horizontal;
os pontos 2 e 4 estão na mesma altitude;
o ponto 3 é o de maior altitude na trajetória;
o ponto 1 é aquele imediatamente depois do lançamento;
o ponto 5 é aquele imediatamente antes do choque com o plano horizontal;
o observador “o” está na mesma vertical do ponto 3;
a fonte emite em todas as direções;
considere a velocidade da fonte muito menor que a do som.
Desta forma, podemos afirmar que:
No ponto mais alto (3), a velocidade da fonte é perpendicular ao vetor que liga observador e fonte; logo, não há nem aproximação nem afastamento relativo, então .
Em 1 e 2, há aproximação relativa da fonte, então a frequência aumenta. Já em 4 e 5, há afastamento relativo da fonte, então a frequência diminui.
Com o ângulo do desenho acima:
À medida que a fonte sobe, v diminui e cos a diminui pois a aumenta, então de 1 para 2 há uma diminuição na frequência.
Para os pontos 4 e 5:
À medida que a fonte desce, v aumenta e cos a aumenta pois a diminui, então de 4 para 5 há uma diminuição na frequência.
Portanto:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!