Questão 1 - 2ª Fase Dia 4 - IME 2025

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Questão 1

Objetiva
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Texto 1

O IMORTAL

1                   MEU PAI NASCEU em 1600...

                     — Perdão, em 1800, naturalmente...

                     — Não, senhor, replicou o dr. Leão, de um modo grave e triste; foi em 1600.

                     Estupefação dos ouvintes, que eram dois, o coronel Bertioga, e o tabelião da vila, João Linhares. Quanto
5        à data, não tenho dúvida em dizer que foi no ano de 1855. Tal era o quadro e o momento, quando o dr. Leão insistiu
          nas primeiras palavras da narrativa.

                      Não, senhor; nasceu em 1600.

                     Médico homeopata a homeopatia começava a entrar nos domínios da nossa civilização —, este dr. Leão
            chegara à vila, dez ou doze dias antes, provido de boas cartas de recomendação, pessoais e políticas. Contava
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       trinta anos, tinha um princípio de calva, olhar baço e mãos episcopais. Andava propagando o novo sistema. Os
           dois ouvintes continuavam pasmados. A dúvida fora posta pelo dono da casa, o coronel Bertioga, e o tabelião
           ainda insistiu no caso, mostrando ao médico a impossibilidade de ter o pai nascido em 1600. Duzentos e
           cinquenta e cinco anos antes! Dois séculos e meio! Era impossível. Então, que idade tinha ele? e de que idade
           morreu o pai?

15                 — Não tenho interesse em contar-lhes a vida de meu pai, respondeu o dr. Leão. Falaram-me no macróbio
           que mora nos fundos da matriz; disse-lhes que, em negócio de macróbios, conheci o que mais espantoso no
           mundo, um homem imortal...

                     — Mas seu pai não morreu? disse o coronel.

                     — Morreu.

20                 — Logo, não era imortal, concluiu o tabelião triunfante. Imortal se diz quando uma pessoa não morre, mas
           seu pai morreu.

                     — Querem ouvir-me?

                     — Homem, pode ser, observou o coronel meio abalado. O melhor é ouvir a história. Só o que digo é que
           mais velho do que o Capataz nunca vi ninguém. Está mesmo caindo de maduro. Seu pai devia estar também
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       muito velho...?

                     — Tão moço como eu. Mas para que me fazem perguntas soltas? Para se espantarem cada vez mais,
           porque na verdade a história de meu pai não é fácil de crer. Posso contá-la em poucos minutos.

                    — MEU PAI NASCEU em 1600, na cidade de Recife.

                     Tomou meu pai o hábito, no convento de Iguaraçu, onde ficou até 1639, ano em que os holandeses, ainda
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        uma vez, assaltaram a povoação. Não se lembrava ele, quando me contou essas coisas, não se lembrava mais
           do número de dias que despendeu sozinho por lugares ermos, fugindo de propósito ao povoado, não querendo
           ir a Olinda ou Recife, onde estavam os holandeses. Para encurtar razões, foi ter a uma aldeia de gentio, que
           o recebeu muito bem, com grandes carinhos e obséquios. Os índios ficaram embeiçados por ele, mormente
           o chefe, um guerreiro velho, bravo e generoso, que chegou a dar-lhe a filha em casamento. Deixou-se estar,
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       pois, na aldeia, o gentio, até o ano de 1642, em que o guerreiro faleceu. Este caso do falecimento é que é
           maravilhoso: peço-lhes a maior atenção.

                     UMA NOITE, o chefe indígena chamava-se Pirajuá — foi à rede de meu pai, anunciou-lhe que tinha de
           morrer, pouco depois de nascer o sol, e que ele estivesse pronto para acompanhá-lo fora, antes do momento
           último.

40                E, à luz de uma fogueira expirante, viu-lhe meu pai a expressão intimativa do rosto, e um certo ar diabólico,
           em todo caso extraordinário, que o aterrou. Levantou-se, acompanhou-o na direção de um córrego.

                    E andaram, andaram, até que Pirajuá disse:

                    — Aqui.

              — Arreda aquela pedra, disse o guerreiro, apontando para a terceira, que era a maior.

45                Meu pai levantou-se e foi à pedra.

                     Cava o chão, disse o guerreiro.

                     Meu pai foi buscar uma lasca de pau, uma taquara ou não sei quê, e começou a cavar o chão. então estava
           curioso de ver o que era. Tinha-lhe nascido uma ideia — algum tesouro enterrado, que o guerreiro, receoso de
           morrer, quisesse entregar-lhe. Cavou, cavou, cavou, até que sentiu um objeto rijo; era um vaso tosco, talvez uma
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      igaçaba. Não o tirou, não chegou mesmo a arredar a terra em volta dele. O guerreiro aproximou-se, desatou o
           pedaço de couro de anta que lhe cobria a boca, meteu dentro o braço, e tirou um boião.

                     Meu pai estava trêmulo. O guerreiro desatou lentamente o couro que tapava o boião. Era um líquido
           amarelado, de um cheiro acre e singular.

                      Quem bebe isto, um gole só, nunca mais morre.

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                      Não, disse ele; Pirajuá não bebe, Pirajuá quer morrer. Está cansado, viu muita lua, muita lua. Pirajuá quer
           descansar na terra, está aborrecido. Mas Pirajuá quer deixar este segredo a guerreiro branco; está aqui; foi feito
           por um velho pajé de longe, muito longe... Guerreiro branco bebe, não morre mais.

                     Meu pai fechou depois a boca da mesma igaçaba, e repôs a pedra em cima. O primeiro clarão do sol vinha
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       apontando. Voltaram para casa depressa; antes mesmo de tomar a rede, Pirajuá faleceu.

                     Meu pai não acreditou na virtude do elixir. Era absurdo supor que um tal líquido pudesse abrir uma exceção
           na lei da morte. Era naturalmente algum remédio, se não fosse algum veneno; e neste caso, a mentira do índio
           estava explicada pela turvação mental que meu pai lhe atribuiu.

                     Tempos depois, adoeceu, e tão gravemente que foi dado por perdido. O curandeiro do lugar anunciou a
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       Maracujá que ia ficar viúva. Meu pai não ouviu a notícia, mas leu-a em uma página de lágrimas, no rosto da
           consorte, e sentiu em si mesmo que estava acabado.

                     Alta noite, lembrou-se do elixir, e perguntou a si mesmo se não era acertado tentá-lo. Já agora a morte era
           certa, que perderia ele com a experiência? Quem sabe, dizia ele consigo, se os homens não descobrirão um
           dia a imortalidade, e se o elixir científico não será esta mesma droga selvática? E, pensando assim, resolveu
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       transportar-se ao lugar, à margem do arroio, tirou o boião, e bebeu metade do conteúdo. Ele tornou a guardar o
           boião. Na seguinte manhã estava bom...

                     Convém dizer que em todos os países por onde andara tinha ele exercido os mais contrários ofícios: soldado,
           advogado, sacristão, mestre de dança, comerciante e livreiro. Chegou a ser agente secreto da Áustria, guarda
           pontifício e armador de navios. Era ativo, engenhoso, mas pouco persistente, a julgar pela variedade das coisas
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       que empreendeu; ele, porém, dizia que não, que a sorte é que sempre lhe foi adversa.

                     — Direi somente que ele achou-se em França por ocasião da revolução de 1789... Em 1808 achamo-lo em
           viagem com a corte real para o Rio de Janeiro. Em 1822 saudou a independência; e fez parte da Constituinte;
           trabalhou no 7 de Abril; festejou a Maioridade; há dois anos era deputado.

                      — A alma de meu pai chegara a um grau de profunda melancolia. Nada o contentava; nem o sabor da
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       glória, nem o sabor do perigo, nem o do amor. Tinha então perdido minha mãe, e vivíamos juntos, como dois
           solteirões. Vegetava consigo; triste, impaciente, enjoado. Nas horas mais alegres fazia projetos para o século
           XX e XXIV, porque já então me desvendara todo o segredo da vida dele. Não acreditei, confesso; e imaginei que
           fosse alguma perturbação mental; mas as provas foram completas, e demais a observação mostrou-me que ele
           estava em plena saúde. Só o espírito, como digo, parecia abatido e desencantado. Um dia, dizendo-lhe eu que
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       não compreendia tamanha tristeza, quando eu daria a alma ao diabo para ter a vida eterna, meu pai sorriu com
           uma tal expressão de superioridade, que me enterrou cem palmos abaixo do chão. Depois, respondeu que eu
           não sabia o que dizia; que a vida eterna afigurava-se-me excelente, justamente porque a minha era limitada e
           curta; em verdade, era o mais atroz dos suplícios. Tinha visto morrer todas as suas afeições; devia perder-me
           um dia, e todos os mais filhos que tivesse pelos séculos adiante. Tinha provado tudo, esgotado tudo; agora era
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       a repetição, a monotonia, sem esperanças, sem nada. Tinha de relatar a outros filhos, vinte ou trinta séculos
           mais tarde, o que me estava agora dizendo; e depois a outros, e outros, e outros, um não acabar mais nunca.

                     Enfim um dia, como eu fizesse a alguns amigos uma exposição do sistema homeopático, vi reluzir nos olhos
           de meu pai um fogo desusado e extraordinário. Não me disse nada. De noite, vieram chamar-me ao quarto dele.
           Achei-o moribundo; disse-me então, com a língua trôpega, que o princípio homeopático fora para ele a salvação.
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       Bebera o resto do elixir, e assim como a primeira metade lhe dera a vida, a segunda dava-lhe a morte. E, dito
           isto, expirou.

                     O coronel e o tabelião ficaram algum tempo calados, sem saber que pensassem da famosa história; mas a
           seriedade do médico era tão profunda, que não havia duvidar. Creram no caso, e creram também definitivamente
           na homeopatia. Narrada a história a outras pessoas, não faltou quem supusesse que o médico era louco; outros
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     atribuíram-lhe o intuito de tirar ao coronel e ao tabelião o desgosto manifestado por ambos de não poderem
           viver eternamente, mostrando-lhes que a morte é, enfim, um benefício. Mas a suspeita de que ele apenas quis
           propagar a homeopatia entrou em alguns cérebros, e não era inverossímil. Dou este   problema aos estudiosos.
           Tal é o caso extraordinário, que há anos, com outro nome, e por outras palavras, contei a este bom povo, que
           provavelmente já os esqueceu a ambos.

ASSIS, Machado. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994 (texto adaptado).

Sobre o texto 1, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

  1. A

    há a divulgação dos princípios homeopáticos por meio da persuasão dos interlocutores utilizando como instrumento o subterfúgio da imortalidade.

  2. B

    expressa a ideia de uma angústia natural que perpassa a imortalidade e a solidão devido às perspectivas de mudanças da existência humana.

  3. C

    apresenta uma narrativa fantástica que expressa um ambiente em que a presença do real e do contraditório são marcantes.

  4. D

    soluciona a problemática apresentada na narrativa, o peso da imortalidade, por intermédio dos princípios da homeopatia.

  5. E

    questiona o sentido da vida e da existência humana diante da perspectiva oposicionista entre a finitude e a imortalidade.

Gabarito:
    B

A assertiva incorreta é a B, pois afirma que, segundo o texto, a angústia ocorre devido “às perspectivas de mudanças da existência humana”. No texto, opostamente, é dito que a angústia do pai do narrador-personagem é causada, parcialmente, pela repetição, pela monotonia (linhas 89 e 90). 

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