Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O movimento de ataque em um jogo de voleibol é mais eficiente se o atleta atingir a bola no ponto mais alto da trajetória do centro de massa da bola. A Figura 1 mostra a trajetória da bola que foi lançada pela Atleta A em direção à Atleta B.
O centro de massa da bola, ao ser lançada pela Atleta A, está a 2 metros de altura em relação ao solo. Quando a Atleta B ataca, o centro de massa da bola está a 3 metros de altura em relação ao solo.
As jogadoras estão no mesmo plano da trajetória da bola e a distância entre as jogadoras é de 9 metros. Sabe-se que a trajetória do centro de massa da bola é uma parábola e que o ataque aconteceu justamente no ponto de maior altura da parábola, conforme representado na Figura 2.


A equação da parábola que descreve a trajetória do centro de massa da bola é
.
.
.
.
A parábola é o gráfico de uma função do segundo grau da forma e passa pelos pontos (0, 2) e (9, 3).
Como o ponto (9, 3) é o vértice da parábola e seu eixo de simetria é uma reta que passa por este ponto de modo que é paralela ao eixo y, conclui-se que um outro ponto desta parábola é (18, 2).

Da equação (II) vê-se que .
Substituindo na equação (I), conclui-se que e voltando em (II), tem-se .
Portanto, .
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!