Questão 21 - Unicamp - Q e X - Unicamp 2026

Gabarito

Questão 21

Objetiva
21

A segunda edição do estudo Gestão do Território, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024, mostra, no universo dos 5.570 municípios do país, quais são os Centros de Gestão, isto é, os núcleos responsáveis pelo papel de comando na rede urbana brasileira. Em 2024, apenas 39,1% dos municípios do Brasil se qualificavam como Centros de Gestão do Território (2.176 municípios).

(Adaptado de IBGE, Gestão do território: 2024. In: IBGE, Rio de Janeiro, 2025.)

Um indicador de centralidade na gestão do território é o número de assalariados externos ao Município da sede da empresa.

(IBGE, Cadastro Central de Empresas: 2012/2021. In: IBGE, Rio de Janeiro, p. 7, 2025.)

Com base no gráfico anterior, e em seus conhecimentos sobre a rede urbana brasileira, é correto afirmar que

Alternativas

  1. A

    Rio de Janeiro, capital, amplia sua centralidade como centro de gestão empresarial do território nacional, conservando sua histórica função industrial e de administração pública.

  2. B

    Barueri apresenta tendência de crescimento do assalariado externo, contribuindo para manter a Região Metropolitana de São Paulo no topo da hierarquia urbana.

  3. C

    Brasília apresenta tendência de queda de seus assalariados externos, demonstrando a dificuldade da capital do país para permanecer como centro de gestão pública do território na atualidade.

  4. D

    Itajaí apresenta destaque por sua função industrial, perdendo força na centralidade da gestão empresarial do território por ser uma cidade de médio porte na Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí.

Gabarito:
    B

Centralidade urbana é um indicador de poder e influência de uma cidade em relação às demais. A centralidade urbana é uma referência para medir a posição de uma cidade no ranking de hierarquia urbana no Brasil. 

São Paulo está no topo da hierarquia urbana brasileira e é a cidade de maior centralidade dentro da região metropolitana paulistana. A cidade de Barueri é um importante polo econômico na RM de São Paulo e conta com uma grande quantidade de empresas sediadas em seu território, o que eleva a produção de riquezas neste município. 

O gráfico mostra a quantidade de pessoas assalariadas externas ao município, ou seja, que reside no município, mas obtém renda fora. No caso de São Paulo e Barueri, cidades integradas numa mesma região metropolitana, a grande quantidade de pessoas assalariadas externas indica enorme pendularidade de trabalhadores entre os municípios da região metropolitana. 

21

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!