Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Texto 1
The fact that so few African Americans write science fiction is perplexing since they, in a very real sense, inhabit a sci-fi nightmare in which unseen but no less palpable acts of intolerance frustrate their movement; official histories undo what has been done; and technology is too often brought to bear on black bodies. Moreover, the sublegitimate status of science fiction in literature mirrors the subaltern position to which blacks have been relegated throughout American history. The notion of Afrofuturism gives rise to a troubling antinomy: can a community whose past has been deliberately rubbed out, and whose energies have been consumed by the search for legible traces of its history, imagine possible futures?
(Adaptado de DERY, M. Black to the future: interviews with Samuel R. Delany, Greg Tate, and Tricia Rose. In: ___. (Ed.) The Discourse of cyberculture. Durham; London: Duke University Press, p. 179-222, 1994.)
Texto 2
“Parable of the Talents”
(Octavia E. Butler)
“To survive,
Let the past
Teach you--
Past customs,
Struggles,
Leaders and thinkers.
Let
These
Help you.
Let them inspire you,
Warn you,
Give you strength.
But beware:
God is Change.
Past is past.
What was
Cannot
Come again.
To survive,
know the past.
Let it touch you.
Then let
The past Go.”
(BUTLER, Octavia E. Parable of the Talents. New York, Durham and London: Open Road, 1998.)
O texto 2 toca em um aspecto central do afrofuturismo e remete ao tema do questionamento do texto 1. Assim, pode-se dizer que o poema reconhece que
o passado pode contribuir para a construção de futuros possíveis, mas não pode ser repetido.
a imaginação de futuros possíveis está condicionada ao ensino sobre líderes religiosos do passado.
o apagamento do passado pode trazer ensinamentos, mas isso não garante a criação de futuros possíveis.
a sobrevivência em futuros possíveis requer que os costumes e as dores do passado sejam esquecidos.
O poema reconhece que o passado pode contribuir para a construção de futuros possíveis, mas não pode ser repetido.
Comprova-se essa afirmação pela leitura do poema traduzido, conforme segue:
"Para sobreviver,
Deixe que o passado
O ensine --
Costumes passados,
Lutas,
Líderes e pensadores.
Deixe que
estes
Os ajudem.
Deixe que eles os inspirem,
Os alertem,
Deem força.
Mas cuidado:
Deus é mudança.
O passado é passado.
O que foi
Não pode
Voltar.
Para sobreviver,
conheça o passado.
Deixe que ele o toque.
E então deixe que
O passado vá. "
oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 49 Matemática
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!