Questão 56 - Unicamp - T e Y - Unicamp 2025

Gabarito

Questão 56

Objetiva
56

Leia o texto e observe a figura a seguir para responder a questão.

Os meses de abril e maio de 2024 foram marcados tanto pela ocorrência de ondas de calor, que elevaram acima da média as temperaturas em estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, quanto pela ocorrência de precipitações intensas e concentradas, que desencadearam alagamentos, inundações e movimentos gravitacionais de massa no Rio Grande do Sul. Essas regiões são marcadamente urbanizadas, abrigando grande contingente da população brasileira que vive em cidades, agora sujeitas à incidência de eventos extremos.
Frente a esse cenário, são imprescindíveis, no enfrentamento dos problemas a curto, médio e longo prazos, as ações de planejamento territorial.

(Elaboração COMVEST (2024), baseado nas seguintes fontes: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/04/30/calor-espantoso-onda-nao-da-tregua-e-sp-pode-bater-recorde-historico.htm/; https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-cartas-sinoticas/cartas-sinoticas. Acesso em 10/05/2024.)

Considerando os fenômenos meteorológicos atuantes no Brasil e tendo em vista as informações do texto e da figura anterior, pode-se afirmar que a ocorrência das

Alternativas

  1. A

    precipitações extremas no período apresentado ficou restrita ao Rio Grande do Sul, pois a frente fria não avançou, por conta do bloqueio decorrente da Baixa Pressão, em direção ao interior do país. 

  2. B

    ondas de calor no período está associada a eventos de precipitação extrema, pois as Altas Pressões Atmosféricas dão origem às nuvens de tempestades que formam as frentes frias.

  3. C

    precipitações extremas no período ocorreu no centro das áreas de Alta Pressão e de Baixa Pressão, sendo que nas bordas desses sistemas se formaram as ondas de calor com tempo seco e temperaturas altas.

  4. D

    ondas de calor tem origem na formação de zonas de Alta Pressão; essas zonas, além de formarem tempo seco e, nesse caso, temperatura elevada, bloqueiam o avanço de frentes frias para o interior do país.

Gabarito:
    D

Zonas de Baixa Pressão atmosféricas são marcadas pelo movimento ascendente do ar, formando nuvens e precipitações, como ocorreu no Rio Grande do Sul. Já áreas marcadas pela Alta Pressão atmosférica apresentam um movimento descendente da coluna do ar, expulsando os ventos e tornando o espaço seco e quente, como observado no mapa. A situação retratada explica os índices elevados de chuva na região Sul, onde o centro de Baixa Pressão, em contato com a frente fria estacionária (que não se deslocava devido à Alta Pressão no Centro-Oeste), ocasionou chuvas volumosas e que se estenderam por dias, agravando os alagamentos.   

Na alternativa A, o bloqueio da frente fria ocorre pela Alta Pressão, e não pela Baixa. Já nas alternativas B e C, o erro conceitual está na inversão dos resultados: Alta Pressão resulta em um tempo seco e estável, enquanto a Baixa Pressão é marcada pela chuva. 

56

Vídeos

oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 49 Matemática

Resoluções 1ª Fase

5 vídeos
  1. oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 49 Matemática

    oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 49 Matemática

  2. oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 66 Biologia

    oliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 66 Biologia

  3. Poliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 33 História

    Poliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 33 História

  4. Poliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 09 Física

    Poliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 09 Física

  5. Poliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 23 Filosofia

    Poliedro Resolve - Unicamp 1ª Fase - Questão 23 Filosofia

Downloads

  • Provas

  • Outros arquivos

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!