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Considere as reações e os dados abaixo:
Reação 1.
Reação 2.
Reação 3.
Dados:
Determine os valores numéricos de e para as demais espécies e utilize esses valores para indicar se o equilíbrio de cada uma das reações abaixo favorece ou não a formação dos produtos.
a) Reação 1.
b) Reação 2.
c) Reação 3.
sendo
Para :
Para :
Para :
Para :
Para uma reação genérica:
Analisa-se de duas formas:
1ª) O equilíbrio fica deslocado no sentido da espécie de maior (ácido mais fraco); ou
2ª) Calculando pela expressão . Neste caso, se o equilíbrio favorece os produtos.
Reação 1:
Reação deslocada para a esquerda: não favorece os produtos.
Reação 2:
Reação deslocada para a esquerda: não favorece os produtos.
Reação 3:
Reação deslocada para a direita: favorece os produtos.
Obs.: Lamenta-se aqui o uso do valor incorreto para o da água (15,70). Embora muito frequente em livros de química orgânica, já é amplamente aceito pela química que o valor correto deve ser 14. Ressalta-se, portanto, que o uso do valor correto em nada mudaria a resolução da questão.
(I) Values in the Undergraduate Curriculum: What is the real of Water? J. Chem. Educ. 2017, 94, 690-695
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