Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Uma solução aquosa a 100 °C recebe energia na forma de calor a partir de uma fonte com potência igual a 540 . A solução possui um volume inicial de 1 L e contém mol de uma substância e mol de uma substância . Essas substâncias podem formar um sólido de acordo com a reação
.
Considerações: i) as substâncias A e B têm volume desprezível na solução; ii) a ebulição ocorre nas condições padrão; iii) efeitos coligativos são desprezíveis; e iv) toda a energia é utilizada para a ebulição da água.
Forneça os seguintes valores numéricos:
a) tempo esperado, em segundos, para que o sólido comece a ser formado na solução;
b) concentrações de e quando o volume da solução se reduz à metade do valor correspondente ao do início da precipitação.
Dados:
a)
Como os íons e estão na proporção de 2:1, respectivamente, e como a perda de volume é a mesma para os dois até a precipitação, a proporção se mantém. Assim:
Devido a perda de volume por ebulição:
Perda do volume de :
Como
Mas:
b) Quando o volume for reduzido à metade do início da precipitação, as duas concentrações irão dobrar. Logo:
Com essas concentrações, deve haver precipitação:
Assim:
Obs.: A equação final na resolução desta questão, que é de 2° grau, foi resolvida com auxílio de calculadora.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!