Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Para prever, regular e compreender os riscos que os produtos farmacêuticos representam para o meio ambiente, é importante determinar seu destino e abundância após sua entrada nesse local. Eles são introduzidos principalmente por meio do descarte
de efluentes de estações de tratamento de águas residuais municipais e/ou efluentes hospitalares.
a) Explique duas possíveis formas de degradação que os produtos farmacêuticos podem sofrer no ambiente que reduzem sua concentração ou promovem sua eliminação, evitando, assim, que estejam presentes na água tratada para consumo humano ou nas águas subterrâneas, onde poderiam ser absorvidos por organismos.
b) Comprovou-se que a contaminação das águas por clobazam, um fármaco ansiolítico, influencia o comportamento e a migração de salmões-do-atlântico juvenis (Salmo salar) do Rio Dal, na Suécia, ao Mar Báltico, em um trecho de aproximadamente 28 km: “Os salmões expostos ao clobazam tiveram maior probabilidade de completar sua migração para o mar e passaram por barreiras artificiais, como represas hidrelétricas, mais rapidamente que os peixes que não foram expostos ao fármaco”, segundo evidências do estudo de J.A. Brand e colaboradores. Considerando o relato desse estudo, do ponto de
vista ambiental, cite e explique um aspecto positivo para a população de salmões-do-atlântico e um aspecto negativo para o ecossistema.
(Adaptado de BRAND, J.A. e colaboradores. Pharmaceutical pollution influences river-to-sea migration in Atlantic salmon (Salmo salar). Science, vol. 388, abr. 2025, p. 217-222.)
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!