Dissertativa 5 - 2ª Fase - Dia 1 - Unicamp 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 5

Dissertativa
5

Leia os excertos a seguir para responder aos itens (a) e (b).

I) Banzeiro é como o povo do Xingu chama o território de brabeza do rio. É onde com sorte se pode passar, com azar não. É um lugar de perigo entre o de onde se veio e o aonde se quer chegar. Quem rema espera o banzeiro recolher suas garras ou amainar. E silencia porque o barco pode ser virado ou puxado para baixo de repente. Silencia para não acordar a raiva do rio. Não há sinônimos para banzeiro. Nem tradução. Banzeiro é aquele que é. E só é onde é.

(Adaptado de BRUM, E. Onde começa um círculo. El País. 05 nov. 2021.)

II) “Banzeiro” é um termo regionalizado que se utiliza para destacar ou descrever quando o rio se movimenta e causa ondulações na água.

(Adaptado de OLIVEIRA, D. Portal Amazônia responde: o que são os banzeiros? Portal Amazônia. 15 jul. 2022.)

a) O excerto I usa a personificação para atribuir características humanas ao fenômeno do “banzeiro”. Identifique duas dessas características e justifique como elas contribuem para personificar o rio.

b) O excerto I e o excerto II definem “banzeiro” de formas diferentes. Considerando o objetivo de cada texto, argumente por que a definição do excerto II é mais adequada para o gênero notícia jornalística.

Resolução:

a)  A personificação do banzeiro refere-se à atribuição de características humanas a ele, como sentir “brabeza” e “raiva”. Nesse caso, ao atribuir esses sentimentos ao rio, o excerto confere a ele um temperamento emocional humano, uma vez que sugere que ele reage de modo agressivo e intencional ao ambiente. Além disso, outra personificação refere-se à imagem de “garras”, a qual materializa a ameaça provocada pelo banzeiro, transformando o fenômeno natural em uma entidade capaz de atacar fisicamente, o que reforça a imagem agressiva apontada na personificação anterior. Dessa forma, é possível perceber que essas características apresentam o rio como uma força viva e imprevisível, capaz de agir, exigindo respeito e cuidado de quem o atravessa.

b) O excerto II, que tem como objetivo informar o leitor, oferece uma apresentação objetiva e factível ou compreensível do fenômeno “banzeiro”; dessa maneira, esse excerto apresenta uma definição mais adequada ao gênero notícia jornalística exatamente porque, além de descrever o fenômeno de modo objetivo, é baseado em uma linguagem denotativa, como pode ser visto em “quando o rio se movimenta e causa ondulações na água”. Por outro lado, o excerto I, por trazer uma definição subjetiva, pautada em linguagem literária, inclusive com personificações, apresenta uma expressão baseada no contexto cultural do povo do Xingu, o que não se aproxima de um texto de gênero notícia jornalística. Sendo assim, a definição feita pelo texto II cumpre a função de uma notícia, que é, nesse caso, a de esclarecer o significado do termo “banzeiro” de maneira mais objetiva e, portanto, alcança o público geral.

5

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!