Dissertativa 6 - 2ª Fase - Dia 1 - Unicamp 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 6

Dissertativa
6

Leia o excerto a seguir e responda ao que se pede:

Patrícia Xavier nasceu em 1984, na periferia Sul de São Paulo, onde ela ainda vive. É uma mulher negra, mãe solo de três filhos e empreendedora: faz bolos e doces para festas, dá aulas online de confeitaria, participa de feiras para promover seu trabalho e se conectar com outras mulheres empreendedoras. Sua vida é um incessante “corre” – uma palavra que, como poucas, fornece uma chave de acesso ao cotidiano da maioria dos brasileiros. Para tantos de nós, vida e corre se confundem. Corre e sonho também costumam andar juntos.

(Adaptado de BORTOLUCI, J. H. Geração Democracia: Parte I_A promessa e o corre. Piauí. mai. 2025.)

a) No texto, que sinal de pontuação é usado para introduzir uma sequência de orações que caracterizam o empreendedorismo da personagem? Qual a relação de sentido que esse uso estabelece entre as duas partes do período?

b) Explique como a escolha sintática de orações coordenadas contribui para a construção do sentido da palavra “corre” empregada pelo autor no texto.

Resolução:

a) O sinal de pontuação que é usado para introduzir uma sequência de orações que caracterizam o empreendedorismo são os dois-pontos (:). Esse sinal estabelece uma relação de sentido de explicação e de especificação entre as partes do período, já que, antes dos dois-pontos, o texto indica que Patrícia Xavier é empreendedora; após o uso do sinal, o texto apresenta as ações que justificam o fato de a mulher ser caracterizada como empreendedor, por meio de atividades específicas como “faz bolos”, “dá aulas”, “participa de feiras”.

b) A escolha sintática de orações coordenadas contribui para o sentido da palavra “corre”, empregada pelo autor do texto”, porque essas orações são justapostas como uma listagem de ações e funções rápidas e complexas exercidas por Patrícia Xavier, que tem muitas responsabilidades enquanto empreendedora. Essa análise está em consonância com a palavra “corre”, que também tem um sentido rápido, intenso e complexo. Além disso, é possível perceber a ausência de conectivos entre as coordenadas (assíndeto), já que o período é formado por orações coordenadas assindéticas, reforçando ainda mais o sentido de intensidade da rotina da mulher. Dessa forma, a estrutura sintática reforça, junto ao sentido da palavra “corre”, que a vida da empreendedora é composta por uma rotina rápida, intensa e cheia de responsabilidades.

6

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!