Dissertativa 8 - 2ª Fase - Dia 1 - Unicamp 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 8

Dissertativa
8

Leia os textos a seguir e responda, em português, às perguntas.

Tamara Klink is a 28-year-old Brazilian sailor who, on her own, crossed the North Atlantic and spent 8 months in the Arctic ice. She sailed aboard her ten-meter sailboat “Sardinha 2”, towards Greenland.

Texto 1

This is the boat that allowed me to go beyond death. She made me feel miserable for knowing so little and yet taught me to embrace the freedom of being a beginner.

(Adaptado de https://www.unesco.org/en/articles/tamara-klinks-journey-arctic-landscapes-im-seeing-now-coul d-disappear-next-10-years. Acesso em 23/07/2025.)

Texto 2

A simple promenade can become dangerous if a bear appears, if I misread the sea ice. But I also find immense freedom as I am the sole artist and listener, people and prefect of my little floating city. I am aware my life is vulnerable. I have a lot to learn, but as I finish this text, I have the feeling that I couldn’t be happier.

(Adaptado de https://www.un-glaciers.org/zh/articles/tamara-klinks-journey-arctic-one-and-all. Acesso em 23/07/2025.)

a) Considere que veleiros como o “Sardinha 2” possuem, aproximadamente, uma massa de 600 kg para cada metro do seu comprimento. Dessa forma, utilizando os dados do texto, calcule o módulo do empuxo (E) necessário para manter o veleiro flutuando na superfície do mar. Dado: g =10 m/s2

b) Descreva os dois lados do vínculo existente entre a autora e o barco no texto 1. Em seguida, descreva, de acordo com o texto 2, a metáfora usada pela autora para se referir ao barco. 

Resolução:

a) O texto informa que o veleiro “Sardinha 2” tem 10 metros de comprimento. O enunciado pede que consideremos uma massa aproximada de 600 kg para cada metro do barco.

1. Cálculo da massa total do veleiro: m = 600 kg/m x 10m = 6000 kg

2. Cálculo do peso do veleiro

O empuxo necessário para manter o barco flutuando deve equilibrar o peso do veleiro.

Dado:

g = g=10m/s2P = m · g P = 6000 · 10 P = 60000 N

3. Empuxo necessário

Para um corpo flutuar em equilíbrio na superfície do mar, o empuxo (E) deve ser igual ao peso do corpo:

E = PE = 60000 N

Assim, o módulo do empuxo necessário para manter o veleiro flutuando é:  E = 6,0 · 104 N

b) No texto 1, o vínculo existente entre a autora e o barco ocorre por meio da fragilidade, quando Tamara Klink afirma que o barco a fez se sentir muito insignificante por saber tão pouco; e por meio da liberdade, quando ela menciona que o barco a ensinou a aceitar a liberdade de ser iniciante na navegação. A metáfora utilizada por Tamara Klink para se referir ao barco é a da “pequena cidade flutuante”, porque é nesse lugar em que a marinheira experimenta a liberdade de ser a única artista e a única ouvinte, assim como experimenta ser a prefeita e a população da cidade flutuante.

8

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!