Dissertativas 2 - 2ª Fase - Dia 1 - Unesp 2025

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Questão 2

Dissertativa
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          Como uma caixa de Pandora, as lutas pela independência [na América hispânica] espalharam desejos e aspirações sociais que pediam soluções imediatas, mas que nem sempre eram fáceis de ser alcançadas. A ideia da onipotência dos líderes não se coadunava com os imediatos e intrincados problemas que as lutas de independência haviam colocado e chocava-se tanto com os objetivos dos poderosos quanto com as aspirações daqueles que nada possuíam.
         Se, portanto, a independência aparece como uma frustração, como proclamaram tantos de seus protagonistas, é porque, antes de tudo, abriu a possibilidade de um desenlace diferente e despertou os sonhos adormecidos de muitos. Tempos de transformação trazem em si grandes esperanças e sua outra face, as inevitáveis frustrações. Os poderosos queriam tudo organizar e controlar. Os letrados, desencantados com a incapacidade de realizar seus sonhos, esqueceram que os processos históricos eram lentos, que o ritmo das mudanças não acompanhava a pressa dos atores sociais e que os ventos nem sempre sopravam na direção por eles desejada. Os humildes também se desesperaram, pois sua vida continuava dominada pela pobreza e opressão e tratada com desdém e desrespeito.

(Maria Ligia Coelho Prado. América Latina no século XIX: tramas, telas e textos, 1999.)

a) No contexto dos movimentos de independência na América hispânica, caracterize dois dos grupos citados no excerto: os “poderosos” e os “letrados”.

b) Relacione e justifique duas afirmações do excerto: “a independência aparece como uma frustração” e “Os humildes também se desesperaram, pois sua vida continuava dominada pela pobreza e opressão”.

Resolução:

a. A classe dos “poderosos” era composta majoritariamente das elites locais, incluindo grandes proprietários de terras, comerciantes e dirigentes políticos regionais. Esse grupo, que herdou privilégios do sistema colonial, buscava consolidar sua autoridade com a independência, preservando seus interesses econômicos e sociais. Embora apoiassem a ruptura com a metrópole, eles não desejavam mudanças estruturais profundas que ameaçassem sua posição privilegiada, o que explica seu interesse em “organizar e controlar” os processos políticos e sociais, como descrito no excerto. Os “letrados”, por outro lado, eram intelectuais e membros das classes médias emergentes, influenciados pelo Iluminismo, pela Revolução Francesa e pela independência dos Estados Unidos. Esse grupo via na independência do Brasil uma oportunidade de realizar reformas políticas e sociais baseadas em princípios como liberdade, igualdade e progresso.

b. A relação entre as duas afirmações reflete o descompasso entre as expectativas geradas pelos movimentos de independência e os resultados concretos para a maioria da população. Para os humildes, que constituíam a base da sociedade, a independência trouxe esperança de transformações significativas, como o fim da opressão social e a melhoria das condições de vida. No entanto, essas aspirações foram frustradas, pois as novas nações mantiveram estruturas sociais e econômicas excludentes, controladas pelas elites locais. A independência, como sugerido no excerto, abriu possibilidades de mudança, mas os interesses das elites — os “poderosos” — frequentemente prevaleceram, limitando as reformas e perpetuando a pobreza e a exploração dos grupos subalternos. Essa continuidade de desigualdades estruturais explica a frustração generalizada. Assim, enquanto a independência foi um marco político, para os humildes, especialmente, ela não significou uma transformação social, o que consolidou a percepção de que as lutas de libertação não cumpriram suas promessas de inclusão e justiça.

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