Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Utilizando-se um mesmo meio nutritivo, três gêneros bacterianos diferentes foram submetidos ao cultivo em tubos de ensaio. Após certo período de crescimento da cultura bacteriana em condições físico-químicas ideais, observou-se que o padrão de distribuição das células (representadas por pontos na figura) ao longo dos tubos era diferente em cada um dos casos.
Em relação ao metabolismo energético, os microrganismos presentes nos tubos 1, 2 e 3 são classificados, respectivamente, como
anaeróbio facultativo, anaeróbio estrito e aeróbio estrito.
anaeróbio facultativo, aeróbio estrito e anaeróbio estrito.
aeróbio estrito, anaeróbio estrito e anaeróbio facultativo.
anaeróbio estrito, aeróbio estrito e anaeróbio facultativo.
aeróbio estrito, anaeróbio facultativo e anaeróbio estrito.
No tubo 1, observa-se a proliferação de bactérias aeróbias na parte superior, na qual há maior exposição ao oxigênio. No tubo 2, a proliferação ocorre no fundo, indicando a presença de bactérias anaeróbias, adaptadas a ambientes sem oxigênio. Já no tubo 3, há proliferação bacteriana ao longo de toda a extensão, com uma concentração um pouco maior na parte superior. Esse padrão sugere a presença de bactérias facultativas, que conseguem sobreviver em ambientes com baixa concentração de oxigênio, mas preferem áreas em que o oxigênio é mais abundante, aproveitando-o para se proliferar mais intensamente.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 2 - Questão 116 Biologia
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!