Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O que alicerça, portanto, o acolhimento de refugiados pelos Estados gira em torno da fronteira erguida entre inclusão e exclusão, admissão e rejeição, desejáveis e indesejáveis; ao mesmo tempo, enseja vulnerabilidade, indefinição e incerteza a esses migrantes internacionais forçados.
MOREIRA, J. B. Refugiados no Brasil. REMHU, n. 43, jul.-dez. 2014.
A eliminação, para os refugiados, do tipo de fronteira descrita no texto necessita de políticas públicas de
planejamento familiar.
segregação territorial.
homogeneização cultural.
diferenciação étnico-racial.
integração socioeconômica.
O texto da questão evidencia como a situação de pessoas refugiadas é ambígua e socialmente vulnerável. Ao mesmo tempo que algumas nacionalidades ou etnias podem ter boa receptividade nas sociedades de asilo, essa não é a realidade da maioria das pessoas que pedem asilo político, ambiental ou humanitário em geral. Assim, a fim de pensar em uma inserção com seguridade social para as pessoas refugiadas, os Estados agem por meio de políticas públicas. As políticas de integração socioeconômica se mostram mais efetivas para que essas pessoas tenham autonomia e consigam construir laços de trabalho, amizades e um sentido de colaboração com a sociedade em que se inserem.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!