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TEXTO I
A linguagem visual dos adornos transmite informações sobre prestígio e transgressão, direito e dever, pois só é permitido ao indivíduo o uso de adornos de sua linhagem. Quando diretamente vinculadas aos conceitos cosmológicos, as artes indígenas convertem-se antes em prismas que refletem as concepções acerca da composição do universo e dos componentes que o povoam.
AGUILAR, N. (Org.); DIAS, J. A. B. F; VELTHEN, L. H. V. Mostra do redescobrimento: artes indígenas. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo-Associação Brasil 500 anos, 2000 (adaptado).
TEXTO II
Disponível em: www.maimuseu.com.br. Acesso em: 11 jul. 2024.
Pela leitura desses textos, infere-se que a compreensão da arte plumária indígena requer a consideração da
indistinção hierárquica entre os membros de um mesmo grupo social.
prevalência dos elementos do mundo natural sobre as relações humanas.
reconfiguração constante das representações coletivas acerca do universo.
indeterminação entre as noções de identidade individual e de identidade cultural.
indissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade.
O Texto I destaca que os adornos utilizados variam dependendo do papel que o indivíduo exerce na comunidade. Isso significa que existe uma associação entre os objetos ritualísticos e os indivíduos que os utilizam.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
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