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TEXTO I
“As novelas brasileiras foram as primeiras a aparecer na TV russa ainda na época de Gorbachov, nos anos 1980. Elas causaram sensação. Houve casos anedóticos, como quando o Parlamento da Federação Russa terminou a sessão mais cedo para ver o último capítulo de Escrava Isaura”, conta o russo Anatoli Sostanov, consultor na área de TV internacional e ex-diretor da emissora estatal russa Canal.
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 out. 2021.
TEXTO II
As novelas de maior impacto em Angola foram as produções brasileiras. Fizeram tanto sucesso que um mercado popular, na época era o maior a céu aberto na África, chegou a receber o nome de Roque Santeiro, novela brasileira exibida naquele país na década de 1980. A influência das produções brasileiras fez com que os angolanos conhecessem o Brasil por meio das novelas. Além de entreter, os folhetins brasileiros até hoje ditam a moda em Angola. Figurinos e acessórios de personagens se transformam em uma verdadeira febre e influenciam o comportamento.
Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br. Acesso em: 16 out. 2021 (adaptado).
Embora situados em continentes diferentes com práticas sociais distintas, Rússia e Angola se aproximam, conforme os textos I e II, no aspecto
cultural, ao subjetivarem costumes da teledramaturgia estrangeira.
econômico, ao importarem confecções de estilistas famosos.
geográfico, ao encurtarem distâncias de caráter ideológico.
antropológico, ao adaptarem valores de povos tradicionais.
político, ao adotarem sistemas de governos democráticos.
O texto apresenta como diferentes países se relacionam com a chegada de obras culturais distintas, como as novelas estrangeiras. Tanto para a Rússia como para a Angola, nota-se que existe uma influência no local a partir das novelas brasileiras. No entanto, essa influência não é simplesmente assimilada de forma passiva, ela se relaciona com a cultura e as práticas culturais locais. O termo “subjetivarem” se refere ao processo de internalizar, trazer para si e para suas práticas algo com que se tem contato, como uma forma de digerir e assimilar um conteúdo novo a partir de seus valores culturais.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
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