Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Como conclusão provisória, parece então que a globalização tem, sim, o efeito de contestar e deslocar as identidades centradas e "fechadas" de uma cultura nacional. Ela tem um efeito pluralizante sobre as identidades, produzindo uma variedade de possibilidades e novas posições de identificação, e tomando as identidades mais posicionais, mais políticas, mais plurais e diversas; menos fixas, unificadas ou trans-históricas.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
De acordo com o texto, o processo apresentado contribuiu para
elevar a renda da população.
abandonar os valores morais.
estabelecer a igualdade racial.
fortalecer as pautas das minorias.
inverter os fluxos das migrações.
O autor Stuart Hall discute como a globalização é um processo que envolve a formação das identidades socioculturais atualmente. As novas identidades são moldadas a partir de uma mistura de valores, referências, ideias e práticas que vão além do controle territorial de um Estado. Pode-se entender que essa flexibilização da identidade contribui para fortalecer as pautas de minorias, pois evidencia que a formação da identidade não ocorre apenas de forma hegemônica e única, mas também decorrente de interações sociais plurais.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 1 - Questão 60 História
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!