Dissertativas 5 - 2ª Fase Dia 1 - Unicamp 2025

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 5

Dissertativa
5

Para o senso comum, no mundo contemporâneo “uma imagem vale mais que mil palavras”. Interprete o texto abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.

(Raphael Nascimento. “Decolonial”. (@raphabaggas). Disponível em: https://www.instagram.com/p/C5eJNSoOyLj/?utm_source=ig_web_ copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em 06/09/2024.)

a) A imagem alude a uma polêmica ocorrida no Brasil, em 2024, envolvendo uma conhecida plataforma digital e o Legislativo. Identifique cada um dos jogadores a partir da metáfora visual do “jogo da velha” empregada pelo artista. Explique quem ganhou a partida e o que essa vitória simboliza no contexto nacional.


b) Sabendo-se que “colonialismo” e/ou “colonialidade” se referem a estruturas de poder e de dominação entre nações, por que o artista Raphael Nascimento batizou a sua arte como “Decolonial”? Explique o sentido do emprego do prefixo “DE-” atribuído à “colonialidade”.

Resolução:

a) Os dois jogadores correspondem à rede social “X”, indicada pelo seu logotipo, e ao Poder Judiciário nacional ou, ainda, à soberania brasileira, representados por um elemento da bandeira do Brasil. Nesse sentido, é possível dizer que o “jogo da velha”, relacionado a um conflito de interesses entre a nação brasileira e a rede social, foi vencido pelo Brasil, visto que, visualmente, os três círculos da bandeira completam uma sequência na última linha, o que representa o fim do jogo. Com isso, a metáfora criada pelo autor faz referência ao bloqueio das atividades da rede social, ordenado pela Suprema Corte brasileira, o qual obrigou o antigo Twitter a pagar uma multa por infringir regras nacionais em seus domínios e a adequar-se a elas para continuar em operação no país. No contexto nacional, tal vitória reforça a soberania do Brasil e reafirma que as leis nacionais devem ser respeitadas por todos, cidadãos brasileiros ou empresas estrangeiras que queiram atuar em território brasileiro.   

b) O prefixo “de” pode ser empregado, entre outras funções, como marcador de afastamento, negação ou separação. Nesse sentido, a arte nomeada como “Decolonial” indica uma escolha crítica do autor, relacionada ao conflito jurídico entre a rede social, controlada por uma empresa estrangeira, e os interesses da nação brasileira, sobretudo de sua soberania enquanto país independente. Com isso, é possível dizer que o prefixo atua no título para indicar que o Brasil já não pode ser considerado uma nação refém da colonialidade (conceito que representa a dominação cultural de um povo em relação a outro, mesmo após a independência política), tendo em vista que a rede social estrangeira foi derrotada juridicamente e obrigada a cumprir as leis brasileiras para continuar em operação.

5

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!