Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Os sapinhos-ponta-de-flecha constituem um grupo de espécies encontradas na América Central e do Sul. Seus venenos são obtidos por meio do consumo de algumas formigas e cupins que se alimentam de plantas que contêm esses venenos. Esses anfíbios são usados para envenenar as flechas das zarabatanas dos caçadores nativos. Quando capturados e criados em condições artificiais, ou quando nascidos em cativeiro, não são tóxicos.
BADIO, B. et al. Epibatidine: Discovery and Definition as a Potent Analgesic and Nicotinic Agonist. Med. Chem. Res., n. 4, 1994 (adaptado).
A perda da capacidade de se obter a toxina nos nascidos em cativeiro é causada pela
diferença de umidade entre os ambientes.
ausência de alimentação natural.
adaptação ao novo ambiente.
mudança de comportamento.
variabilidade genética.
De acordo com o texto, o veneno presente nos sapinhos-ponta-de-flecha é obtido por meio dos insetos que são consumidos por eles, como formigas e cupins, que se alimentam de plantas que contêm essas toxinas. Quando nascidos em cativeiro, os sapinhos-ponta-de-flecha não são tóxicos, pois não tiveram contato com os insetos em questão, que fazem parte da sua alimentação natural.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!