Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Em sua maioria, os equipamentos eletrônicos domésticos demandam baixa potência elétrica em corrente contínua. Para alimentá-los, uma fonte externa ou embutida transforma a corrente alternada em corrente contínua de baixa tensão. Entretanto, cada equipamento tem suas especificidades, e muitas vezes não é possível simplesmente trocar essas fontes sem levar em conta a tensão, a corrente ou a potência elétrica de saída.
Considere um equipamento de resistência elétrica que funciona corretamente apenas em um dado valor de tensão. Porém, a única fonte de alimentação disponível fornece uma tensão 20% superior à tensão recomendada. Para adaptar essa fonte ao aparelho, a associação de um resistor de proteção , de potência adequada, se faz necessária.
A configuração adequada do circuito e o valor do resistor de proteção, em relação ao valor da resistência do equipamento, são:





Considerando que o equipamento tem resistência e suporta uma ddp U, a fonte disponível para alimentar o circuito fornece uma diferença de potencial 20% acima daquela suportada pelo equipamento, ou seja, 1,2 U.
Desse modo, seria necessária uma associação com um resistor de proteção , que pudesse consumir 0,2 U. A melhor associação, dado que cada elemento tem uma ddp diferente, seria a associação em série.
Uma vez que, na associação em série, a corrente elétrica que passa pelo circuito é a mesma em todos os elementos e considerando , o resistor de proteção precisaria de uma resistência tal que sua ddp fosse igual a 0,2 U. Sendo assim:
Considerando U a tensão de funcionamento do aparelho (), tem-se:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!