Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O despejo acidental de óleo nos oceanos tem ocasionado incontáveis prejuízos à vida marinha e à economia de regiões costeiras. Métodos tradicionais de tratamento do despejo geram resíduos de difícil descarte e nem sempre são eficazes. Por isso, pesquisadores desenvolveram um filtro capaz de separar óleo e água. O dispositivo é montado sobre uma malha de aço com uma sequência de camadas. A primeira camada é formada por um polímero de carga positiva, a segunda é composta por nanopartículas de sílica , a terceira é formada pelo mesmo polímero e a última é um surfactante, conforme apresentado na figura.

BROWN, P. S.; BHUSHAN, B. Mechanically durable superhydrophobic coatings prepared by layer-by-layer technique for anti-smudge and self-cleaning in oil-water separation. Scientific Reports, v. 5, mar. 2015 (adaptado).
Na utilização desse dispositivo, a retenção do óleo ocorre
no surfactante.
na camada superior de polímero.
nas nanopartículas de sílica.
na camada inferior de polímero.
na malha de aço.
A retenção do óleo ocorre na camada de surfactante pois esta é uma região de menor polaridade, ou seja, maior afinidade com o óleo. As demais regiões do dispositivo apresentam espécies iônicas (cátions e ânions), ou seja, alta polaridade e, consequentemente, baixa afinidade pelo óleo.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!