Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O aquecimento em fogões por indução utiliza bobinas para produzir um campo magnético variável. Essa bobina se localiza abaixo do vidro cerâmico sobre o qual a panela se apoia. O mecanismo aquece apenas a panela que se encontra na zona de cozimento, o que é uma das principais vantagens em relação ao uso do fogão a gás ou de resistência elétrica.
__a6c06492-05b2-46a9-821b-30d6105c8a69.png)
PEREIRA, A. B. et al. Fogões de Indução: montagem e ters de um circuito disponível em: htt://publicações.fatecsertaozinho.edu.br. Acesso em: 21 maio 2025 (adaptado)
O uso do campo magnético variável tem a finalidade de
imantar o material da panela por indução.
movimentar os átomos de ferro concentrados no fundo da panela.
emitir radiação eletromagnética, aquecendo a panela através do vidro cerâmico.
induzir corrente elétrica na parte inferior da panela, aquecendo-a por efeito Joule.
gerar um fluxo de corrente de convecção no ar contido entre a região da bobina e o vidro cerâmico.
O aquecimento nesse tipo de equipamento utiliza bobinas de indução para produzir um campo magnético variável, cuja finalidade é induzir uma corrente elétrica na parte inferior da panela, aquecendo-a por efeito joule (Lei de Faraday).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!