Questão 126 - Dia 2 - Azul - Enem 2025

Gabarito

Questão 126

Objetiva
126

    Segundo o princípio da independência dos movimentos, de Galileu, sempre que a velocidade resultante de um corpo puder ser decomposta em duas ou mais componentes perpendiculares entre si, cada um desses movimentos poderá ser analisado separadamente como se os outros não existissem. Esse princípio é muito útil para a simplificação de alguns problemas reais, em três dimensões.

    Considere um avião que, ao decolar, é instruído pela torre a atingir, em 6 minutos, uma posição de 20 km a Leste, 20 km a Norte e 1 km de altitude em relação ao ponto de decolagem, conforme a figura (fora de escala). No entanto, no instante da decolagem, começa a soprar um vento cujo vetor velocidade tem componentes 30 km/h para Leste, 20 km/h para Sul e 1 km/h de cima para baixo.

   

Durante a ação do vento, a velocidade v que o piloto deve estabelecer em relação ao ar para que o avião chegue à posição esperada no tempo indicado tem as componentes

Alternativas

  1. A

    230 km/h para Leste, 180 km/h para Sul e 9 km/h para baixo.

  2. B

    230 km/h para Leste, 180 km/h para Norte e 9 km/h para cima.

  3. C

    200 km/h para Oeste, 200 km/h para Norte e 10 km/h para cima.

  4. D

    170 km/h para Leste, 220 km/h para Norte e 11 km/h para cima.

  5. E

    170 km/h para Leste, 180 km/h para Norte e 11 km/h para cima.

Gabarito:
    D

O avião precisa atingir uma posição final de 20 km a Leste, 20 km a Norte e 1 km de altitude em um tempo (Δt) de 6 minutos. Primeiro, realiza-se a conversão do tempo para horas: 

Δt = 6 min / 60 min/h = 0,1 h 

Em seguida, calculam-se as componentes da velocidade resultante (V = Δs / Δt) em cada direção: 

  • Componente Leste-Oeste: Vres(Leste) = 20 km / 0,1 h = 200 km/h para Leste. 
  • Componente Norte-Sul: Vres(Norte) = 20 km / 0,1 h = 200 km/h para Norte. 
  • Componente Vertical: Vres(Cima) = 1 km / 0,1 h = 10 km/h para cima. 

O enunciado apresenta as componentes da velocidade do vento: 

  • 30 km/h para Leste. 
  • 20 km/h para Sul. 
  • 1 km/h para baixo. 

Utiliza-se a relação Var=Vres-Vvento para cada componente, considerando os sentidos opostos, quando necessário (vetores opostos possuem sinais contrários). 

  • Componente Leste-Oeste: O avião precisa de uma velocidade resultante de 200 km/h para Leste. O vento já ajuda com 30 km/h para Leste. Portanto, a velocidade que o piloto deve impor é: Var=Vres-Vvento=200-30=170 km/h para Leste.
  • Componente Norte-Sul: O avião precisa de uma velocidade resultante de 200 km/h para Norte. O vento sopra com 20 km/h para Sul (sentido oposto). Para anular o efeito do vento e ainda atingir a velocidade desejada, o piloto deve impor uma velocidade de: Var=Vres-Vvento=200-(-20)=220 km/h para Norte.
  • Componente Vertical: O avião precisa de uma velocidade resultante de 10 km/h para cima (sentido oposto). Para anular o efeito do vento e atingir a velocidade de subida necessária, o piloto deve impor uma velocidade de: Var=Vres-Vvento=10-(-1)=11 km/h para cima.

Assim, as componentes da velocidade que devem ser estabelecidas em relação ao ar são:
170 km/h para Leste, 220 km/h para Norte e 11 km/h para cima.

126

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!