Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Considere o texto abaixo.
Diferente de cidades onde imóveis de frente para o mar são mais valorizados, a escassez de verde faz a vez da vista para o Atlântico em São Paulo. Bairros que fazem fronteira ou que são vizinhos a grandes parques merecem destaque e seduzem por oferecer uma qualidade de vida bastante rara na cidade. Um desses parques, que passou algum tempo despercebido, é o Parque do Piqueri, com uma freqüência relativamente baixa de visitantes e cheio de árvores frondosas, lago e patos, agora vira a bola da vez na região Leste da cidade. [...]
(Propaganda para o lançamento de um prédio de apartamentos na cidade de São Paulo. In: Folha de S. Paulo, 12/02/2005.)
Assinale a opção em que o verbo NÃO é o mais apropriado semanticamente ao contexto:
são (“são mais valorizados”).
fazem (“fazem fronteira”).
merecem (“merecem destaque”).
oferecer (“oferecer uma qualidade de vida”).
passou (“passou algum tempo”).
Todos os verbos utilizados no texto são adequados semanticamente ao contexto em que são inseridos. A expressão “passar despercebido” pode associar-se a humanos e não humanos; o verbo “oferecer”, devido à sua polissemia, pode ser empregado como “promover”; a expressão “fazer fronteira” é idiomática e está consagrada na própria literatura científica; já os verbos “merecer” e “ser” estão empregados denotativamente, sem prejuízo semântico para o contexto. Dessa forma, vale repetir, não há uma resposta plausível para a questão.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!