Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

As questões 33 e 34 referem-se ao texto abaixo.
Do interior da floresta, no alto das montanhas, em pequenos grotões cercados de muito verde, a água cristalina brota da terra e vai buscando seu caminho por entre as pedras. Ao unir-se às águas de outras nascentes, o filete dessa água cristalina vai se transformando em riachos, córregos e rios.
Descendo a serra em busca do mar, rumo à planície litorânea, as águas vão esculpindo as rochas, formando corredeiras e se lançando pelos vales em cachoeiras que formam os mais belos cenários da Mata Atlântica com suas piscinas naturais. [...]
(Folheto do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo de Santa Virgínia.)
O segmento do texto em que a preposição de estabelece uma relação de posse é
“no alto das montanhas”.
“cercados de muito verde”.
“a água cristalina brota da terra”.
“águas de outras nascentes”.
“em busca do mar”.
As preposições podem estabelecer várias relações semânticas. Em A e C (“no alto das montanhas” e “a água cristalina brota da terra”) tem-se a idéia de lugar; na alternativa B (“cercados de muito verde”), apresenta-se uma construção em que o termo regido expressa uma ação (é agente: o verde cerca os pequenos grotões – linha 01); por fim, no item E (“em busca do mar”), remete-se à idéia de passividade (o mar é buscado). Resta, portanto, como indicativa de relação de posse, apenas a alternativa D (“águas de outras nascentes”, pertencentes a outras nascentes).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!