Dissertativa 44 - Português e Inglês - ITA 2006

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 44

Dissertativa
44

“Missa do galo” talvez seja o conto mais célebre de Machado de Assis. Esse conto mostra dois dos temas que o autor salientou em suas obras: a situação social vivida pelas mulheres no Brasil do século XIX, que tinham no casamento uma das poucas opções de vida; e, principalmente, a ambigüidade do comportamento feminino, mostrada no tema do adultério (recorrente no Realismo). De que forma o conto “Missa do galo” apresenta a duplicidade do comportamento da personagem feminina central do texto?

Resolução:

Nogueira, o narrador já adulto, inicia a narrativa com o pretexto de compreender o que acontecera num longínquo Natal, quando tinha 17 anos e viera ao Rio de Janeiro para fazer um curso preparatório.

Viera para morar com um parente (Meneses, tabelião casado em segundas núpcias com
D. Conceição, de 28 anos) e, ao fim do curso, já aprovado na faculdade, quis ficar na Corte para assistir à Missa do Galo. Combinara com um amigo que iriam juntos à igreja. Meneses fora ao teatro (eufemismo para ver a amante, na cidade), e todos dormiam por volta das 21h30min. Nogueira lia quando D. Conceição entrou na sala, pretextando haver perdido o sono. A mulher, a quem o narrador nunca prestara bem a atenção, vinha em roupas de quarto e chinelos e, entabulando uma conversa sem fim com o rapaz, acaba por se aproximar dele, sugere-lhe intimidade e um clima de provocação sensual.

Aqui se instaura a ambigüidade e o comportamento dúplice de Conceição, que usava xales, cobria os braços e prendia os cabelos no dia-a-dia. Porém, junto com o narrador, naquela noite, cruzou as pernas, deixou ver a ponta do pé e os braços brancos com as veiazinhas azuis.

Mas, chegando o amigo, Nogueira titubeia por um instante e, por fim, acompanha-o. Na manhã seguinte, esperando encontrar a mesma intensidade concedida por Conceição, quer contar-lhe os detalhes da missa, mas ela se mostra fechada em feição e roupas (não lhe dá atenção e seus braços voltam a estar cobertos).

Ao retornar, em março, para o início da faculdade, Nogueira fica sabendo que Meneses morrera e que Conceição está de novo casada, agora com o escrevente juramentado do marido. Daí a duplicidade do comportamento da personagem feminina.

44

Downloads

  • Outros arquivos

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!