Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

As questões 40 e 41 referem-se ao seguinte texto:
Ela saltou no meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar os quadris, e em seguida sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, titilando.
(AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço, 25ª ed. São Paulo, Ática, 1992, p. 72-3.)
Assinale a alternativa que reúne personagens femininas cuja sensualidade física é ressaltada por seus autores, à maneira do que consta no trecho de O Cortiço:
Madalena, Capitu, Diadorim, Teresa Batista.
Helena, Amélia, Macabéa, Gabriela.
Lucíola, Teresa Batista, Gabriela, Dona Flor.
Helena, Diadorim, Macabéa, Capitu.
Aurélia, Gabriela, Helena, Madalena.
Lucíola, Tereza Batista, Gabriela e Dona Flor são as mulheres que encarnam perfis femininos sensuais e exuberantes que poderiam ser comparadas a Rita Baiana. Entre todas, no entanto, Rita, construída sob a ótica naturalista, faz transbordar a sensualidade típica daquela escola literária.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!