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As questões 37 e 38 dizem respeito ao seguinte aforismo de Millôr Fernandes:
Beber é mal, mas é muito bom.
(FERNANDES, Millôr. Mais! Folha de S. Paulo, 5 ago. 2001, p.28.)
O efeito de sentido da frase de Millôr Fernandes deve-se a uma relação de:
causa.
semelhança.
antecedência.
concessão.
conseqüência.
O efeito de sentido da frase de Millôr Fernandes consiste na oposição disforia (mal) x euforia (bom), pressupondo uma aparente falta de coerência: se faz mal, como pode ser bom?
A única alternativa que remete à idéia de oposição é a “D”, visto que conceder é admitir um argumento contrário.
Observação: Faltou rigor conceitual nesta questão, visto que as conjunções concessivas introduzem um argumento mais fraco, uma ressalva apenas, o que não ocorre com as conjunções adversativas – o caso de “mas” –, que introduzem o argumento mais forte.
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