Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Placas solares comuns dependem de dias ensolarados para gerar energia. Mas podemos gerar eletricidade com a ajuda de gotas de chuva, revestindo placas solares com uma fina camada de grafeno. Os íons dissociados a partir da água da chuva tornam a combinação grafeno e água da chuva um par perfeito para geração de energia. O processo requer apenas uma camada de grafeno para que grande quantidade de elétrons se movimente ao longo da superfície.
TANG, Q. et al. A Solar Cell that is Triggered by Sun and Rain. Angewandte Chemie International Edition, n. 55, 2016 (adaptado).
Ao produzir eletricidade em dias chuvosos, o grafeno
oxida os cátions dissolvidos na água da chuva.
impede a difusão da água através das placas solares.
diminui a energia de ativação da reação no pseudocapacitor.
forma um compósito não metálico com os íons na água da chuva.
gera uma diferença de potencial pela interação dos elétrons com os cátions.
De acordo com a imagem da questão, a interação entre as camadas finas de grafeno (que possuem baixo potencial elétrico e funcionam como fonte de elétrons) e a camada de água (com alto potencial elétrico, fornecendo cátions e ânions) gera uma diferença de potencial elétrico, o que está relacionado à produção de eletricidade.
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 2 - Questão 116 Biologia
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!