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A saúde do professor: acústica arquitetônica
Dentre os parâmetros acústicos que afetam a inteligibilidade dos sons emitidos em ambientes fechados, destacam-se o ruído de fundo do ambiente e o decréscimo do nível sonoro com a distância da fonte emissora. Assim, sentar-se no fundo da sala de aula pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes, por impedir que eles distingam, com precisão, os sons emitidos, diminuindo a inteligibilidade da fala de seus professores. Considere a situação exemplificada pelo infográfico: à distância de 1 metro, o nível sonoro da fala de um professor é de 60 dB e diminui com a distância. Considere, ainda, que o ruído de fundo nessa sala de aula pode chegar a 45 dB e que, para ser compreendida, o nível sonoro da fala do professor deve estar 5 dB acima desse ruído.
Disponível em: www.ufrrj.br. Acesso em: 2 dez. 2021 (adaptado).
Para um valor máximo de ruído de fundo, a maior distância que um estudante pode estar do professor para que ainda consiga compreender sua fala é mais próxima de
3,0 m.
4,5 m.
6,5 m.
8,0 m.
9,5 m.
Considerando que a fala do professor deve estar 5 dB acima do ruído de fundo da sala, é preciso que a fala emitida de 60 dB chegue aos alunos a um nível de 50 dB. Analisando o gráfico do nível sonoro e da distância, tem-se:
Para que ainda consiga compreender a fala do professor, a distância máxima que o aluno deve manter dele é de .
Poliedro Resolve - Enem 2024 Dia 2 - Questão 116 Biologia
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