Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O poema ao lado traz a seguinte característica da escola literária em que se insere:
tendência à morbidez.
lirismo sentimental e intimista.
precisão vocabular e economia verbal.
depuração formal e destaque para a sensualidade feminina.
registro da realidade através da percepção sensorial do poeta.
No poema de Cruz e Sousa, a realidade dos violões que tocam “à luz da lua (...) na rua deserta” é apreendida pela percepção do poeta e desperta nele uma série de sensações auditivas: o som dos violões parecem choro, soluços, murmúrios. O aspecto sensorial é evidente também no emprego do adjetivo “morno” atribuída ao som dos violões, que constitui uma sinestesia.
Não se trata aqui de sensações mórbidas (isto é, doentias), mas sensações que evocam experiências vagas e indefinidas (“os mais vagos contornos”, “visões ignotas”). Portanto, isso exclui a alternativa A.
No poema, não se trata de apresentar os sentimentos do eu lírico, mas de evocar as sensações despertadas pelo som dos violões, o que elimina a alternativa B.
O poema enfatiza os aspectos vagos das sensações através de uma linguagem marcada pela repetição (como a da palavra “noite” na segunda estrofe), por isso não é o caso de falar em precisão vocabular e economia verbal, razão pela qual a alternativa C está errada.
Enfim, a alternativa D pode ser eliminada porque o tema da sensualidade feminina está ausente no poema.
Poliedro Resolve ITA 2013 - Português e Inglês
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!